Comemoração reuniu mais de 30 super-guerreiros no Hospital das Clínicas; clique e veja fotos (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

Por pouco mais de 3 horas, durante a festa de comemoração ao Dia das Crianças, realizada nesta terça-feira (10) na unidade Campus do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, a realidade deu espaço à fantasia.

CONFIRA GALERIA DE IMAGENS

Além de palhaços, participaram do evento Thor, Capitão América e Cinderela. Mas a atração principal foram quase 30 super-guerreiros da ala infantil, que lutam diariamente pela vida.

Gabrielle Rufo, de 1 ano e 11 meses, é um exemplo. Portadora de uma doença rara, causada pela síndrome dos rins policísticos, ela deixou o CTI (Centro de Terapia Intensiva) no mês passado para desfilar, agora, sua coroa de princesa. Enquanto isso, a mãe, Daniela Rufo, 35, aproveitou os raros sorrisos da pequena e agradeceu a iniciativa dos voluntários, que organizaram todas as apresentações.

“Minha filha está internada há mais de um ano e, desde então, o som que ela mais escuta é o barulho das máquinas que a ajudam a respirar; dá pra ver que ela está encantada com os bebês, cores, brinquedos e, principalmente, com as gargalhadas”, contou Daniela, emocionada.

Já o avô de Fred Gabriel, 4, Homero Garbin, 56, afirmou que a celebração serviu como válvula de escape não apenas para as crianças internadas, mas também para os adultos acompanhantes. “O sofrimento de ver uma pessoa querida doente dói muito”, desabafou.

O neto de Garbin perdeu parte da audição em consequência de um quadro de refluxo. No entanto, já está na fase de reavaliação clínica. Assim como a sorridente Isadora Arioli, de 1 ano.

Para os pais Samira e Bruno Arioli, de 28 e 29 anos, respectivamente, a festa dedicada aos pequenos teve gosto de vitória: 12 meses depois de um tratamento intensivo e algumas cirurgias, a primogênita do casal terá alta na quinta-feira (12). Ela sofria de ânus imperfurado. “É um alívio imensurável, porque a caminhada foi longa. No começo, nós não sabíamos que isso era possível, mas ela [Isadora] conseguiu superar a doença e já estamos comemorando a novidade. Ações como essa são muito importantes para o clima do hospital”, a mãe afirmou.

Matheus Urenha / A Cidade

Homero, avô de Fred Gabriel, disse que a festa foi uma válvula de escape para todos (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

Turma Sangue Bom

Pelo quarto ano consecutivo, voluntários da Turma Sangue Bom, criada por Nara Lemos, 42, realizaram a festa de Dia das Crianças no HC. E por um motivo especial: o caçula de Nara ficou regionalmente conhecido em 2013, quando conseguiu um doador de medula compatível na Alemanha. Pedro tinha leucemia. Não resistiu ao tratamento e morreu em maio de 2014.

De lá pra cá, as visitas ao hospital continuaram. Agora, Nara leva e recebe alegria dos pequenos doentes. “Me sinto uma pessoa extremamente realizada e os sorrisos são minha recompensa. Tudo o que faço é motivado pelo Pedrinho”, explica a voluntária.

O Instituto da Criança, no HC, onde aconteceu a festa, é referência no tratamento de mais de dez especialidades e recebe pacientes de toda a região. Neste ano, a data disponibilizada pela administração coincidiu com o aniversário de Nara, que ressalta: “só posso agradecer”.

 

Matheus Urenha / A Cidade

Para a família de Isadora Arioli, a festa teve gosto de vitória: a menina de 1 ano terá alta nesta quinta-feira (12) (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)