Grau de satisfação dos pacientes atendidos nas enfermarias e Ambulatório do HC ultrapassa 96%
Conhecer a opinião dos usuários e sua satisfação em relação aos serviços prestados em busca de melhorias é, sem dúvida, um diferencial na gestão das instituições de Saúde.
O Centro Integrado da Qualidade realiza a Pesquisa de Satisfação dos Pacientes Internados, sendo a pesquisa entregue ao paciente ou acompanhante, no momento da sua alta.
No primeiro semestre de 2016, houve elevação dos percentuais de excelência na prestação dos serviços, quando comparados aos resultados obtidos no mesmo período de 2015.
Quando avaliada a Taxa Geral de Satisfação dos Pacientes, os resultados apontam um aumento no grau de satisfação, que passou de 95,24% no 1º semestre de 2015 para 96,17% no mesmo período de 2016.
Como nos anos anteriores, no primeiro semestre de 2016, aproximadamente 99,5% dos pacientes atendidos no Hospital responderam que indicariam o HC aos seus amigos e parentes, o que demonstra o alto grau de confiança dos usuários em relação à assistência hospitalar recebida.
Na avaliação dos comentários, no primeiro semestre de 2016, constatou-se que 73% das manifestações são de elogios e agradecimentos às diversas equipes e pelos serviços recebidos.
Ao analisar as causas dos 27% das queixas relatadas, estas são referentes a problemas relacionados a equipamentos, mobiliários, estrutura física, acesso a internet, climatização e alimentação, nesta ordem de prioridade.
A partir destas informações, a Administração vem implementando medidas que busquem resolver ou mesmo amenizar os problemas apresentados.
Mais uma vez, os resultados são motivo de orgulho pois, de maneira geral, o trabalho desenvolvido pelas equipes teve seu valor reconhecido.
As críticas e sugestões de melhoria são, para nós, alavancas para o aprimoramento dos nossos processos. Pois, em momentos de crise, também há oportunidade para crescimento para aqueles que trabalham essencialmente com comprometimento com o que fazem.
Com relação ao Ambulatório, 97% dos pacientes estão satisfeitos com atendimento no Ambulatório.