HC contra fake news

Um vídeo falso e irresponsável feito na última sexta feira a tarde quer provar que a pandemia de coronavírus não merece atenção.

A filmagem mostra o ambulatório do Hospital das Clínicas com poucos pacientes. O ambulatório é local das consultas e tem poucos pacientes, porque a direção do Hospital decidiu que os casos graves (aqueles em que a suspensão do tratamento traria prejuízo imediato ao paciente) deveriam ser atendidos, enquanto aqueles menos graves poderiam ser atendidos depois da quarentena.

Tudo isso para proteger os mais vulneráveis ao coronavírus. E os nossos pacientes estão sendo compreensivos e conscientes, acatando a orientação do Hospital e não comparecendo às consultas de rotina.

Todo o HC está preparado para receber os casos graves do COVID19. O trabalho da direção e de muitos funcionários é diuturno para preparar o Hospital. Estão dedicados a oferecer o melhor que podem para superar os problemas.
Médicos, médicas, enfermeiros, enfermeiras e auxiliares de enfermagem estão na frente dessa batalha. Esses profissionais mudaram suas rotinas, alguns estão separados das famílias. É um trabalho tenso e estressante.

A falta de respeito com esses heróis e heroínas é inaceitável. O vídeo e o seu compartilhamento, por alguns que pensam igual ao autor da filmagem, é um desserviço. É falta de respeito aos seres humanos que estão se desdobrando para, se algo mais grave acontecer, poder oferecer o melhor à população. O vídeo mentiroso e irresponsável quer levar à população uma falsa impressão de que a pandemia é uma bobagem e que tudo que está sendo feito é em vão.

A ignorância pode ser pior que a pandemia de coronavírus. Caso tenham acesso ao vídeo, por favor, não compartilhe e denuncie.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP