HC promove campanha de prevenção do câncer da pele

No dia 2 de dezembro, sábado, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP realiza a vigésima quarta Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. O evento é um alerta sobre a doença que é diagnosticada em cerca de 180 mil pessoas a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Nesta edição o Serviço de Dermatologia do HCFMRP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, recebe a população para orientação, atendimento e tratamento de casos diagnosticados da doença.

Ao longo de 23 anos de campanhas, mais de 6 mil pessoas foram atendidas pelo HCFMRP, com diagnóstico positivo para aproximadamente 14% dos indivíduos examinados.

Para participar da campanha, não é necessário encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), basta o interessado comparecer das 8 às 14 horas no Ambulatório do HCFMRP, campus da USP, Avenida Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

A doença

Em 90% os casos de câncer de pele têm cura, se forem detectados precocemente. A cirurgia ainda é o método mais adequado para tratamento dos tumores nas fases iniciais.

A doença quando esta se desenvolvendo, dá alertas, ou melhor vem acompanhada de sintomas, que na maioria dos casos são identificados com o crescimento de nódulos, pele rosada a escuro, que se ulcera e sangra facilmente. Surgem manchas que ardem, descamam e sangram sem uma causa aparente. Pintas ou sinais que mudam de cor, tamanho, espessura ou contornos, também são alguns dos sintomas.

Para a prevenção, algumas precauções devem ser tomadas, como, por exemplo, o uso de chapéus, bonés, óculos e roupas que protejam a pele. Também é necessário evitar exposição excessiva ao sol no período de  maior radiação, entre 10 e 16 horas. Outro cuidado indispensável é o uso de filtro solar com fatores de proteção solar igual ou superior a 30, as aplicações devem ser feitas pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol e se for permanecer exposto por mais de duas horas, reaplique o protetor.

Mais informações: e-mail imprensa@hcrp.usp.br ou pelo telefone (16) 3602- 2612/2843

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Thainan Honorato, com informações da Assessoria de Imprensa do HCFMRP