HC realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

Para conter a elevada incidência no Brasil, cerca de 120 mil casos novos por ano (estimativa do Instituto Nacional do Câncer – Inca), a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD realiza no próximo dia 24 de novembro, a  Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele 2012.
A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é um esforço, onde dermatologistas voluntários de todo país se unem na maior campanha de especialidade por um mesmo objetivo: detecção e orientações de prevenção ao câncer da pele.
As ações da campanha consistem em divulgação de orientações, maneiras de prevenção, dos sinais suspeitos nas lesões de pele e os benefícios do diagnóstico precoce.
Vários serão os postos de atendimento em todo Brasil. Em Ribeirão Preto, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele acontece no dia 24 de novembro, das 8 às 14h, no ambulatório do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Neste dia, a equipe de Dermatologistas do HCRP realizarão atendimento gratuito à população, será feito exame preventivo da pele e diante da suspeita do tumor, há a preocupação da agilidade e da confirmação do diagnóstico e do tratamento.
Os atendimentos do dia 24 de novembro terão foco principal no grupo de risco, composto geralmente por pessoas de pele clara, com manchas, casos de câncer da pele na família ou quadro anterior da doença.
Segundo a coordenadora geral Profª. Dra. Cacilda Silva Souza, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, anualmente a campanha em Ribeirão Preto tem realizado em torno de 500 atendimentos, sendo a doença detectada em 11% destes.