\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > HEAB conquista a Acreditação Hospitalar ONA 2 – Acreditado Pleno

HEAB conquista a Acreditação Hospitalar ONA 2 – Acreditado Pleno

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) foi reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como Acreditado Pleno.  Este é o segundo nível do modelo brasileiro de acreditação hospitalar ONA, que tem foco nos processos, avaliando a gestão e suas interações, além do primeiro nível, acreditado, que foca na segurança do paciente.

O processo de acreditação no HEAB teve início em 2012, com o objetivo de desencadear e apoiar iniciativas de qualidade nos serviços de saúde. O processo de acreditação é um método avaliativo do modelo de gestão, cuja realização é motivada por iniciativa da própria instituição.

Segundo a gerente de Qualidade, Mariana Candida Laurindo, o processo iniciado no Hospital Estadual Américo Brasiliense contribui para uma mudança de cultura organizacional por meio de programas de capacitação e educação permanente para manutenção de padrões de qualidade com foco na segurança do paciente. “É o paciente o principal beneficiado nesse processo de acreditação, uma vez que este processo garante incremento na segurança e eficácia na execução dos procedimentos assistenciais”, finalizou Mariana.

Para o diretor geral do HEAB, Prof. Dr. Tales Rubens de Nadai, a acreditação nível 2 demonstra o caminho correto a trilhar. “Nossa instituição não anda mais para trás. Estamos no caminho certo, em um fluxo de trabalho e aperfeiçoamento contínuo na entrega de um serviço de qualidade”.

Ainda segundo o Prof. Dr. Tales, a acreditação muda a percepção individual do colaborador sobre a exigência na entrega de um serviço seguro, sistematizado e de qualidade para o paciente. “A acreditação ONA é uma maneira de sistematizar e perpetuar a cultura de gestão de qualidade na instituição, com a introdução da gestão por processos e a integração dos mesmos, deixando a instituição fortalecida com relação à segurança do paciente para um futuro a curto, médio e longo prazo”, afirmou.

Segundo a Organização Nacional de Acreditação, no Estado de São Paulo, 93 hospitais possuem acreditação hospitalar ONA (nível 1, 2 e 3), destes, 23 são Acreditados, nível 1, 33 Acreditados Plenos, nível 2 e 37 Acreditados com Excelência, nível 3.

Para o diretor geral o aumento da cobrança por melhoria é natural para a evolução. “Esse fato é inerente à cultura de qualidade, somos uma instituição 100% SUS acreditada no interior do Estado de São Paulo é algo que nos proporciona visibilidade e responsabilidade contínua, ainda mais por sermos um dos dois únicos hospitais públicos ONA-II do interior de SP”, disse de Nadai.

“Como gestor, essa conquista serve como reforço positivo para continuar trabalhando e seguindo este caminho, serve também para ter certeza de que as equipes entregam um bom trabalho devido ao esforço de todos”, finalizou o diretor, lembrando que a instituição tem muito o que melhorar para continuar entregando o serviço com qualidade e alcançar a excelência.

 Referência: Assessoria de Imprensa HEAB