\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > HEAB e AME Américo Brasiliense participam da campanha mundial de combate ao AVC

HEAB e AME Américo Brasiliense participam da campanha mundial de combate ao AVC

O Hospital Estadual Américo Brasiliense e o Ambulatório Médico de Especialidades Américo Brasiliense, participaram da campanha mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral. Com o tema, “AVC… eu me importo”, o HEAB/AME realizaram nos dias 26 e 29 de outubro, data reconhecida mundialmente como combate ao AVC, palestras e orientações lúdicas aos usuários e colaboradores sobre a doença.
Segundo a Organização Mundial de AVC, a cada seis segundos morre uma pessoa devido ao Acidente Vascular Cerebral e a doença é a principal causa de incapacidade em adultos no mundo. Os sobreviventes de AVC necessitam de suporte e cuidados adequados a longo prazo.
Para o Médico Neurologista Vascular, Dr. Francisco Antunes Dias, controlando os fatores de risco, a grande maioria dos AVC podem ser evitados. “Quanto mais cedo for o atendimento, menor os riscos de sequelas. Os fatores de risco são pressão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo e colesterol alto”.
O Acidente Vascular Cerebral pode acontecer em qualquer idade ou sexo, além disso, a mesma pessoa pode sofrer mais de um AVC na vida.
No Brasil, segundo a Organização Mundial de AVC, é a primeira causa de morte e também a primeira causa de incapacidade, com impactos econômicos e sociais. Já no mundo a doença e responsável por 6 milhões de morte por ano, maior que os números de morte atribuídas à AIDS, Tuberculose e Malária juntas.