HEAB inicia matriciamento da rede municipal de saúde

O Hospital Estadual Américo Brasiliense, com apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS-III), iniciou o matriciamento de rede da regional de saúde III. Neste primeiro momento, serão realizados quatro encontro com os municípios pertencentes ao DRS-III com o objetivo de
aproximar o HEAB da rede municipal de saúde. 

A diretora de atenção à saúde do HEAB, Dr. Maisa Cabete Pereira Salvetti, explica que o paciente é um só dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atenção à saúde deve ser organizada de maneira integrada, compreendendo esta dinâmica.

” A proposta de um trabalho integrado requer o envolvimento de todos os dispositivos de gestão à saúde, voltado principalmente à ampliação da responsabilização pelo paciente e qualificação das intervenções no cuidado, logo esta integração entre os serviços auxiliará nesta organização da rede, de forma que o paciente não tenha seu tratamento cessado, devido a dificuldades de acesso aos serviços”, concluiu.

Com os encontros, a direção do HEAB espera mapear os serviços existentes nos municípios, além de promover reuniões sistemáticas para melhorar a comunicação e corresponsabilidade entre os serviços, facilitando o planejamento da alta hospitalar e ambulatorial a partir dos serviços existentes no município de origem do usuário, contribuindo para a continuidade do cuidado.

“A partir da organização e planejamento conjunto entre os serviços existentes na rede de atenção à saúde e HEAB/AME, além de horizontalizar e integrar as relações entre serviços, unidades e profissionais de saúde, possa haver melhorias na qualidade das respostas às necessidades de saúde da população atendida”, finalizou Dr. Maisa.

Os encontros foram divididos por regiões e serão realizados de modo constante para  companhamento.

Data dos Encontros:
1º CENTRO-OESTE 12/09/2017 14h: Borborema,
Ibitinga, Itapólis, Nova Europa e
Tabatinga.
2º NORTE 27/09/17 14h: Cândido Rodrigues,
Dobrada, Matão, Santa Ernestina e
Taquaritinga.
3º CENTRAL 18/10/2017 8h30: Américo
Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança
do Sul, Gavião Peixoto, Motuca, Rincão,
Santa Lúcia e Trabijú.
4º CORAÇÃO 06/11/2017 14h: Descalvado,
Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão
Bonito e São Carlos.