\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > HEAB: Único do interior a participar do projeto Hospitais de Referência da Secretaria de Estado da Saúde

Há dois meses, o Hospital Estadual Américo Brasiliense participa do projeto de Hospitais de Referência da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é compartilhar as experiências práticas de humanização, a partir do conhecimento das estratégias, metodologias e ferramentas utilizadas para o desenvolvimento dos hospitais.
Para a Coordenadora da Equipe Multiprofissional do HEAB, Cleice Daiana Levorato, é muito importante participar desse projeto que busca resgatar e aprimorar as práticas de humanização, que se baseia na relação pessoal.  “É uma vivência privilegiada, na medida em que podemos participar do processo de consolidação da Política Estadual de Humanização (PEH), realizar trocas, conhecer a realidade e aprender com as outras instituições envolvidas”.
O projeto tem como objetivo também apoiar e dar suporte às instituições hospitalares para se tornarem referência da Secretaria de Estado da Saúde em boas práticas em humanização, visando o compartilhamento destas experiências com as demais instituições do ramo.

Hospital Estadual Américo Brasiliense

O HEAB é o único hospital do interior do estado, a participar desse projeto. Ao todo, nove Instituições fazem parte do programa HamanizaSES, são elas: Hospital Estadual Américo Brasiliense, Hospital Estadual São Mateus, Hospital Geral do Mandaqui, Hospital Geral de Pirajussara, Hospital Geral Mário Covas, Hospital Geral de Cotia, Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
Após o término das visitas e a conclusão das treze etapas da proposta metodológica, o HEAB se tornará um Hospital Referência em práticas de Humanização, auxiliando assim, a multiplicação e apoio na formação das linhas da Política Estadual de Humanização.
Segundo Cleice Daiana Levorato, esse trabalho de humanização é importante para resgatar numa perspectiva moral, valores como respeito, solidariedade, empatia, direito, generosidade, entre outros.
Em outubro, é a vez do Hospital Estadual Américo Brasiliense receber as visitas dos representantes das outras instituições e apresentar o trabalho de humanização que é desenvolvido.