\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Hospital das Clínicas conclui, com sucesso, segunda cirurgia das siamesas

Hospital das Clínicas conclui, com sucesso, segunda cirurgia das siamesas

Uma equipe de 25 profissionais liderados pelos professores Hélio Rubens Machado e Jayme Farina Junior, realizou, com sucesso, a segunda das quatro cirurgias de separação das meninas siamesas unidas pela cabeça. O procedimento foi realizado no dia 19 de maio.

Assim como na primeira intervenção, realizada em fevereiro, os trabalhos foram concentrados na desvinculação de veias que unem as duas cabeças, o que ainda deve ser estender para a terceira fase, prevista para agosto.

Primeiro caso, com elevado nível de complexidade, do país

O procedimento é inédito no Brasil e envolve ampla pesquisa e planejamento. A equipe é composta por neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, neuroradiologistas, anestesistas, pediatras intensivistas e enfermeiros.

As crianças foram trazidas do Ceará pelas mãos do neurocirurgião Eduardo Jucá que foi residente da neurocirurgia do Hospital das Clínicas. Ele também integra a equipe que realiza as operações nas irmãs siamesas.

O processo de preparação para a separação das crianças vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e conta com a consultoria do especialista norte-americano James Goodrich, do Montefiore Medical Center, em Nova York, que já operou muitos casos semelhantes com sucesso. Para viabilizar o procedimento, o crânio e o cérebro das duas foram reconstruídos de forma tridimensional, e um molde de acrílico detalhes de cada veia e artéria do cérebro.

A separação das gêmeas siamesas deverá ser concluída em cinco cirurgias e não quatro, como era a previsão inicial da equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas. A cirurgia inédita das meninas ganhou mais uma etapa por motivos de segurança e estética. A quarta etapa será dedicada à colocação de expansores nas nucas das meninas para ampliar a área do couro cabeludo.

O último e mais complexo procedimento que separará definitivamente os crânios deve ocorrer no final do ano.

Referência: Assessoria de Comunicação do HCFMRP-USP