\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > HC receberá visita de recertificação de manutenção do Selo de Qualidade do Programa CQH

HC receberá visita de recertificação de manutenção do Selo de Qualidade do Programa CQH

O Jornal do HC conversou com o superintendente, professor Benedito Carlos Maciel sobre a importância da visita. 

Qual a importância da conquista do Selo de Conformidade CQH para o Hospital das Clínicas? 

A Qualidade é um valor institucional e sempre fez parte de nossa história. Entretanto, foi-se o tempo em que qualidade podia ser somente percebida. Atualmente a qualidade deve ser comprovada, e mesmo mensurada. E mais, esta comprovação deve ser feita por um órgão externo e independente, credenciado para tal.  É isto que a sociedade espera das instituições de saúde. Por isso aderimos ao programa CQH, que é mantido pela Associação Paulista de Medicina, organização independente, conceituada e credenciada para atestar a qualidade de instituições de saúde. 

O que significa para o paciente ser atendido em um hospital com este selo? 

Significa receber assistência de saúde com qualidade comprovada segundo as exigências sanitárias em vigor e as boas práticas reconhecidas na área. Além do mais, nos hospitais selados, a opinião dos pacientes é valorizada tanto no sentido de atender suas expectativas quanto para a melhoria dos processos, a partir das queixas e reclamações. Há o canal aberto e oficial para ouvir os pacientes e índice de satisfação é monitorado. 

Qual a importância do funcionário para a conquista e manutenção do selo? 

O engajamento da força de trabalho é fator de sucesso na implantação e manutenção do Programa que contém um componente educacional muito importante com incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. Ainda, incentiva o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares no aprimoramento dos processos de atendimento. A conquista e a manutenção do Selo de Qualidade são fatores que promovem a disseminação de uma cultura para a melhoria contínua e para a qualidade dos serviços oferecidos, e também para os profissionais que nele atuam, e traz mais valor para a imagem do Hospital perante a comunidade que ele atende. 

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP