Hospital das Clínicas tem 760 câmeras instaladas

O Hospital das Clínicas investiu mais de R$ 1 milhão para aumentar a segurança de seus funcionários, pacientes, acompanhantes, estudantes e visitantes. São quase 11 mil pessoas passando todos os dias pelo hospital.

Para aumentar a segurança, foram instaladas câmeras, catracas, crachás que identificam o andar visitado, estabelecimento de normas de serviço para o fluxo de entrada de pessoas, materiais e veículos. Além disso, durante o programa de integração de novos funcionários e nos eventos da Hotelaria são distribuídas cartilhas sobre segurança.

Para se ter uma ideia dos investimentos feitos pelo HCFMRP-USP em segurança, nos últimos sete anos o número de câmeras instaladas cresceu 800%. Passando de 78, 2011, para 760, em 2018.

“Importante frisar que as áreas de grande circulação da instituição estão 100% monitoradas, como, por exemplo: todas as enfermarias, ambulatórios, Bloco G, HC Criança e as ruas internas e externas, inclusive, a Clínica Civil, estacionamento geral e Saúde Mental”, explica o diretor da Hotelaria, Willian Mastelli.

Segundo Mastelli, “utilizamos um conjunto de câmeras de alta performance – speed dome – cujo alcance ultrapassa 4km de distância. A tecnologia empregada permitiu a prisão de vários meliantes”, afirma.

Outra ação foi a instalação de câmeras nas portarias. Todo o solicitante de crachá tem sua imagem armazenada no banco de dados da Instituição.

O plano de segurança também estabeleceu a instalação de catracas eletrônicas na portaria dos pacientes e torniquetes no acesso ao estacionamento dos funcionários. “Todas as ações visam garantir a segurança pessoal e patrimonial”, explica.

Rerefência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP