\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Hospital das Clínicas treina equipes para captação de córneas

Hospital das Clínicas treina equipes para captação de córneas

No início de dezembro técnicos e médicos (foto) de vários estados do Brasil receberam treinamento no Banco de Olhos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP.

Esses profissionais participaram do Primeiro Curso Técnico/Científico de Extensão Universitária em Banco de Olhos da Universidade de São Paulo, oferecido pelo Serviço do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP).

Foi um curso de 24 horas que “introduziu o profissional de saúde ao conhecimento das técnicas e análises, utilizadas em Banco de Olhos, para a seleção das córneas para transplantes”, conta Sidney Júlio de Faria e Sousa, diretor clínico do Bando de Olhos do HCRP e professor do Departamento de Oftalmologia da FMRP.

O Serviço de Ribeirão Preto mantém um sistema que promove alto controle de qualidade e cuidado do tecido doado, cuidado este que garante transplantes sem transmissão de problema algum ao receptor. É considerado referência nacional em captação de córnea para transplantes no país e realiza média de captação anual de 750 córneas; tendo sido responsável direto por 588 transplantes só no ano passado, repassando o excedente de córneas para a Central de Transplantes de São Paulo.

Mais informações: (16) 3602.2521, (16) 3602.1503

Referência: Portal de Informações da USP / Ribeirão Preto – Por: Crislaine Messias