\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Hospital das Clínicas vai aumentar 60% da capacidade de atendimento em radioterapia

Hospital das Clínicas vai aumentar 60% da capacidade de atendimento em radioterapia

Com a chegada do novo acelerador linear, o HC passará a atender uma média de 170 pacientes por dia, o que significa um aumento de mais de 60% da capacidade atual. 

O novo equipamento, que entrará em funcionamento até o início de setembro, foi adquirido em substituição a outro aparelho que apresentou danos irreparáveis e será adicionado a outro em funcionamento. 

Com isto, os pacientes poderão ser atendidos em horários mais convenientes. Atualmente, com apenas um aparelho em funcionamento, as seções de radioterapia se estendem até as 23 horas.

Também não haverá mais necessidade de encaminhamento para outros serviços, com todos os pacientes absorvidos pelo HC. No último ano, cerca de 400 pacientes foram encaminhados para outras unidades de tratamento.

O novo acelerador conta com modernos recursos de imagem e posicionamento corporal, incluindo a técnica IMRT (radioterapia de intensidade modulada). Essa tecnologia garante conforto para o paciente e eficácia no tratamento, pois possibilita maior precisão do feixe de radiação.

Adquirido através de uma parceria entre FAEPA e FMRP, o equipamento custou cerca 3 milhões de reais contando os gastos de aquisição, importação, instalação e treinamento da equipe.

Expansão – Um terceiro acelerador linear,  já foi adquirido por igual valor e a reforma da sala que irá abrigá-lo está em fase de planejamento.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP