\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Hospital Estadual Américo Brasiliense acreditado na ONA 3 – Excelência em gestão

Hospital Estadual Américo Brasiliense acreditado na ONA 3 – Excelência em gestão

Em setembro de 2019, o Hospital Estadual Américo Brasiliense conquistou a certificação de Nível 3 – Excelência em Gestão – da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a mais importante entidade brasileira certificadora de serviços de saúde.

Na prática, a certificação ONA 3 reconhece que o HEAB e o AME Américo Brasiliense cumprem as exigências que garantem aos pacientes padrões de qualidade e segurança assistencial, promovem gestão integrada e desenvolvem uma cultura organizacional que estimula a melhoria contínua da Instituição.

A busca pela acreditação foi um processo desenvolvido ao longo de oito anos no HEAB, iniciando-se com o mapeamento dos processos estratégicos, parametrização e definição de rotinas, políticas e protocolos institucionais, caminhando para o aprimoramento da interação entre processos, setores e pessoas, e evoluindo para o amadurecimento da gestão de resultados e de projetos de melhoria, que conseguem medir e disseminar os resultados de tanto trabalho: a redução de eventos adversos relacionados à assistência à saúde, a melhora de desfechos clínicos e cirúrgicos e o ganho de eficiência.

 Na área assistencial, as equipes desenvolvem o desafio de aderir a protocolos que aumentam a segurança sem deixar de individualizar o planejamento do cuidado centrado no paciente, apoiando-se nos valores institucionais de ética, humanização, multiprofissionalidade e responsabilidade social.

Segundo Mariana Cândida Laurindo, Gerente da Qualidade do HEAB, “A persistência e sinergia foram muito importante para chegarmos até aqui. Evoluir e melhorar continuamente exige bastante de cada um de nós. Quando atingimos determinados níveis, precisamos focar em evoluir ainda mais, pois os parâmetros de comparação também aumentam. Isso precisa estar em nossas mentes e também em nosso coração para continuarmos a oferecer a melhor qualidade e segurança aos nossos pacientes”.

A Diretoria agradece aos colaboradores por esta conquista, que é resultado da mobilização de todos que se dedicam e estão comprometidos em fazer o seu melhor para concretizar um atendimento de excelência no Sistema Único de Saúde.

Referência: Maisa Cabete Pereira Salvetti – Diretora de Atenção à Saúde HEAB e AME Américo Brasiliense