Hospital Estadual Américo Brasiliense recebe premiação por liderança climática

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) foi premiado pela excelência de suas ações no enfrentamento das mudanças climáticas. A premiação “Health Care Climate Challenge Champion Awards” (Campeões do Desafio a Saúde pelo Clima) de 2017, organizado pela Global Green and Healthy Hospitals e Hospitais Saudáveis contou com 24 instituições premiadas em seis categorias em todo mundo.

Vencedor na categoria, liderança climática, o HEAB, recebeu o prêmio por desenvolver ações por meio de um trabalho com escolas públicas locais, avaliando os níveis de infraestrutura, uso de água e fornecendo relatórios para cada escola, além de ajudar na preparação de material educacional. O hospital também reduziu o próprio consumo de água em 30% e a geração de esgoto em 20%.

Na América Latina, outros quatro hospitais brasileiros foram premiados, foram eles: Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão-SC na categoria Resiliência Climática; Hospital Santa Izabel, em Salvador-BA na categoria Energia Renovável; Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer no Rio de Janeiro-RJ; SPDM – Hospital Geral de Pedreira, em São Paulo-SP na categoria Redução de emissões de gases de efeito estufa de fontes não-energéticas.

A Global Green and Healthy Hospitals, conta com 1.035 membros em 54 pais que representam interesses de mais de 32.100 hospitais e centros de saúde e, concede prêmios para instituições em todo mundo através do Health Care Climate Challenge Champion Awards.

A premiação será entregue no mês de outubro no Seminário Hospitais Saudáveis. A lista completa pode ser verificada no site: www.greenhospitals.net/announcing-this-years-climate-challenge-champions/

Comitê Ambiental e outras ações

Atuando desde o ano de 2012, o Comitê Ambiental do HEAB (HEAmbiental) é formado por colaboradores de diferentes cargos e setores da instituição. Em seis anos de atuação, o HEAmbiental tem desenvolvido trabalhos visando a eficiência energética, água e resíduos, além de orientações sobre cuidado com meio ambiente. Ações como orientação ambiental e cultivo de hortaliças no evento anual do dia das crianças, reflorestamento com árvores nativas, depósito e troca de óleo de cozinha vegetal, coletores de pilhas e baterias, compostagem orgânica, reciclagem de resíduos (vidro, papel, alumínio, plástico), etc.

Referência: Assessoria de Comunicação e Imprensa HEAB – Por: Cássio Vinicius Victoriano de Paula