\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Hospital Estadual “Prof. Carlos Eduardo Martinelli” – HERibeirão – completa 10 anos

O Hospital Estadual de Ribeirão Preto completou 10 anos. A cerimônia de comemoração contou com a presença do diretor do Hospital, o professor doutor Wilson Salgado Junior, do superintendente do HCFMRP-USP, professor doutor Benedito Carlos Maciel, do secretário municipal da Saúde, professor doutor Sandro Scarpelini e demais autoridades ligadas ao funcionamento e à história do HERibeirão.
Atenção secundária de qualidade
Nestes 10 anos de atividade,  já realizou quase 50 mil cirurgias, 345 mil atendimentos médicos, 58 mil atendimentos multiprofissionais e 140 mil exames.
No Hospital são prestados serviços de assistência hospitalar e ambulatorial (consultas, exames e cirurgias), exclusivamente aos usuários do SUS. Proporciona atendimento de pacientes com indicação de internação, procedimentos diagnósticos e cirúrgicos, identificados pelas Unidades Básicas e Distritais de Saúde dos 26 municípios da área de abrangência do DRS XIII, regulados pela Central de Regulação Regional do DRS XIII.
O Hospital conta com enfermarias de Clínica Médica e Cirúrgica; ambulatórios de Cirurgia Geral/Gastrocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Proctologia, Odontologia, Urologia e Otorrinolaringologia. Também realiza exames de SADT Externo, Nasofibroscopia, Endoscopia, Colonoscopia, Ultrassonografia e  Ecocardiografia.
Além disso, o HERibeirão tem em sua estrutura, o Centro Integrado de Reabilitação (CIR) que realiza atendimento de média complexidade nas áreas de  terapia ocupacional, fisioterapia ou fonoaudiologia.
Ao longo de sua história,  recebeu três prêmios junto à Secretaria de Estado da Saúde, fruto do reconhecimento que os próprios pacientes fizeram da qualidade e humanização no atendimento prestado.
Em 2010, foi eleito o melhor Hospital Público Estadual do Estado de São Paulo. Em 2014 recebeu o título de 4º melhor Hospital do Estado e em 2014 foi finalista na categoria internação.
Humanização é a marca do HERibeirão
O Hospital tem a humanização como um dos seus valores institucionais. Entre outras ações, o HERibeirão tem investido no Projeto Terapêutico Singular (PTS) eletrônico para pacientes em cuidados paliativos. Esse projeto faz parte da Política Nacional de Humanização e objetiva conhecer o paciente além da sua doença, incluir o paciente e a família no planejamento terapêutico junto à equipe multidisciplinar e favorecer sua autonomia.
Na ficha de evolução do paciente, além dos aspectos clínicos, são avaliadas e registradas informações como: maneira que gosta de ser chamado, escolaridade, rede de suporte, religião, cuidador principal, animais de estimação, pendências sociais, emocionais, familiares e manifestação do seu desejo a respeito do tratamento.
No HERibeirão, o tratamento  vai além da ciência e da técnica, buscando  reconhecer no paciente toda a complexidade presente.