\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Hospital Estadual Ribeirão Preto “Prof. Carlos Eduardo Martinelli” completa 10 anos

Hospital Estadual Ribeirão Preto “Prof. Carlos Eduardo Martinelli” completa 10 anos

No dia 26 de março, o Hospital Estadual de Ribeirão Preto completou 10 anos. A cerimônia de comemoração aconteceu no saguão do HERibeirão com a presença do diretor do Hospital, o professor doutor Wilson Salgado Junior, do superintendente do HCFMRP-USP, professor doutor Benedito Carlos Maciel; do secretário municipal da Saúde, professor doutor Sandro Scarpelini e demais autoridades ligadas ao funcionamento e à história do HERibeirão.

Com o objetivo de suprir uma grande lacuna existente no nível de atenção secundário hospitalar, garantindo a regionalização hierarquizada do Sistema Único de Saúde, reuniu-se um Projeto Acadêmico (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto) com os dados de demanda reprimida da antiga DIR XVIII (atual DRS XIII). Desta forma, nasceu a idéia de criação do Hospital Estadual de Ribeirão Preto “Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli” (HERibeirão), que foi efetivamente criado pelo Decreto Nº 52.698, de 07/02/2008.

O Hospital foi inaugurado no dia 26/03/2008, tendo como Projeto Assistencial inicial proporcionar atendimento de pacientes com indicação de internação e/ou procedimentos diagnósticos e cirúrgicos, identificados pelas Unidades Básicas/Distritais de Saúde dos 26 municípios da área de abrangência do DRS XIII, regulados pela Central de Regulação Regional do DRS XIII.

No HERibeirão são prestados serviços de assistência hospitalar e ambulatorial (consultas, exames e cirurgias), exclusivamente aos usuários do SUS, nas seguintes especialidades:

•  Enfermaria: Clínica Médica e Cirúrgica;

•  Ambulatório: Cirurgia Geral/Gastrocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Oftalmologia (Clínica/Cirurgica/Retina), Proctologia, Odontologia, Urologia e Otorrinolaringologia;

•  Exames – SADT Externo – Nasofibroscopia, Endoscopia, Colonoscopia, Ultrassonografia, Ecocardiografia.

•  Centro Integrado de Reabilitação – CIR-HERibeirão: Audiometria, Logoaudiometria, Imitanciometria, Audiometria de Alta –Frequência, Audiometria em Campo Livre, Emissões Otoacústicas, Potencial Evocado Auditivo , Avaliação do Processamento Auditivo Comportamental (testes em cabina), Avaliação do Desempenho do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI)

Ao longo de sua história, o Hospital recebeu três prêmios junto à Secretaria de Estado da Saúde, fruto do reconhecimento que os próprios pacientes fizeram da qualidade e humanização no atendimento prestado.

Nestes 10 anos de dedicação, realizamos 49.371 cirurgias, foram prestados 342.951 atendimentos por médicos (108.757 CN; 62.601 Interconsultas; 171.593 retornos) e 48.760  por outros profissionais (enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais). Foram feitos 140.632 exames (EDG, US, Audio).

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP