IEA debate ciência e religião

O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEARP), realiza nessa segunda-feira (26), a palestra “Ciência e Religião: quatro perspectivas”. O convidado é o professor Osame Kinouchi Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que apresentará quatro diferentes visões sobre a interação entre Ciência e Religião: o conflito, a separação, o diálogo e a integração.
Segundo Osame, a ideia de separação entre os campos Religioso e Científico já não parece ser viável devido aos avanços da Ciência em tópicos antes considerados metafísicos, tais como as origens do Universo (Cosmologia), da Vida (Astrobiologia), da Mente (Neurociências) e mesmo das Religiões (Neuroteologia, Psicologia Evolucionária e Ciências da Religião).
A palestra mostrará também que tentativas de integração forçada ou prematura entre Religião e Ciência correm o risco de derivar para a Pseudociência. Sendo assim, na visão do professor, uma posição mais acadêmica de diálogo de alto nível pode ser um antídoto para uma polarização cultural ingênua entre Ateísmo e Religiosidade.
O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas no blog do IEARP. Será às 14h30 no Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP) da USP, av. Bandeirantes, 3900. A palestra também será transmitida ao vivo no site do IEARP.
Mais informações: (16) 3602-0368 ou email: iearp@usp.br