\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > II Oficina de Planejamento Estratégico HCFMRP – USP 2011-2014

II Oficina de Planejamento Estratégico HCFMRP – USP 2011-2014


Hospital das Clínicas realizou nos dia 06 e 07 de novembro, a II Oficina de Acompanhamento do Planejamento Estraté¬gico 2011-2014. O evento foi coordenado pela Assessoria Técnica e Superintendência e contou com a presença de diversos profissionais do HC e FMRP–USP.
Durante os dois dias do evento foram apresentadas 117 ações dos 60 Objetivos Estratégicos referentes às categorias: Atenção à Saúde, Ensino e Pesquisa, Gestão Hospitalar, Gestão de Pessoas e Comunidade e Clientes.
Planejamento Estratégico – Ação cotidiana de todos
O Planejamento Estratégico é um grande projeto institucional e tem como principais objetivos agilizar decisões, melhorar a comunicação, aumentar a capacidade gerencial para tomada das decisões, além de promover a consciência coletiva e proporcionar uma visão de conjunto.
Em seu ciclo de existência passa pela fase de construção, onde são formulados e priorizados os objetivos e ações estratégicas e são definidos os indicadores e as metas que venham garantir seus resultados.
Seu acompanhamento tem como principais propósitos, assegurar sua implementação, zelando pela manutenção do escopo e dos prazos pactuados e a divulgação pública da situação atual do andamento dos trabalhos, resultados obtidos e o cumprimento das metas de cada ação. E, finalmente, o seu fechamento, momento onde serão avaliados os êxitos e as questões a serem retomadas para o próximo exercício.
Como fatores essenciais de seu sucesso, estão  o comprometimento dos responsáveis pela realização das ações priorizadas, o apoio da Administração do Hospital em viabilizar os recursos necessários de forma a garantir os resultados esperados e, finalmente, a importância da participação de todos através da dedicação de esforços dirigidos na execução dos planos de ação traçados.
Fortalecer a concretização das ações do Planejamento Estratégico é levar o Hospital a trilhar os rumos e os caminhos definidos de forma a tornar real sua Visão de futuro.
O Planejamento Estratégico está disponível na Intranet e seu acompanhamento acontece em Oficinas semestrais, em eventos abertos à participação de todos. A próxima reunião está prevista para maio de 2013, acompanhe, participe!
O planejamento não é tarefa de especialistas. É ação cotidiana de todos.