Inauguração do Hospital Estadual de Serrana

O Hospital Estadual de Serrana foi inaugurado oficialmente no dia 16 de julho de 2019, com a presença do Governador do Estado de São Paulo João Doria, do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo José Henrique Germann Ferreira, entre outras autoridades.

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FAEPA), qualificada como Organização Social desde 2011, celebrou Contrato de Gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para o gerenciamento do Hospital Estadual de Serrana (HE Serrana), em 07 de dezembro de 2018.

O Hospital Estadual de Serrana é destinado ao atendimento clínico e cirúrgico de média complexidade, exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região da Departamento Regional de Saúde (DRS) XIII do Estado de São Paulo.

O hospital tem grande apreço por parte da população, pelo fato do longo período de concretização do projeto coletivo destinado à sua construção, mais de 30 anos. Essa longa jornada, desde a colocação da primeira pedra fundamental, em 1984, até a sua efetiva abertura este ano, contou com a participação de várias autoridades, entre prefeitos e deputados, e com a significativa colaboração da população.

O processo de abertura do hospital se dará gradativamente durante o ano de 2019, teve início com a abertura do ambulatório no dia 11 de abril com atendimento de consultas, das enfermarias em 03 de junho, das atividades cirúrgicas em 01 de julho. A plena capacidade deverá ser atingida até o final deste ano, quando o Hospital contará com 74 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI e 2 salas cirúrgicas.

Conforme pactuação com a Secretaria Estadual de Saúde de SP, o modelo assistencial clínico tem como proposta a ampliação da oferta de leitos para assistência de média complexidade e a otimização dos leitos de referência terciária ao receber eventualmente pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto para complementação terapêutica.

O Hospital realizará ainda exames endoscópicos diagnósticos (endoscopia digestiva alta e colonoscopia), ultrassonográficos e de tomografia computadorizada, todos dedicados ao diagnóstico eletivo de doenças.

Para a assistência cirúrgica, pretende-se ampliar a oferta de cirurgias eletivas com foco na realização de procedimentos em pacientes de maior complexidade nas especialidades de Coloproctologia, Gastrocirurgia, Ortopedia – Cirurgia do Joelho, Ortopedia – Cirurgia dos Membros Superiores, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Vascular. O acesso ao atendimento cirúrgico eletivo seguirá protocolos pré-estabelecidos, conforme a indicação médica e condição clínica de cada paciente.

O HE Serrana atuará de forma referenciada, ou seja, receberá pacientes encaminhados CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) ou por serviços de saúde da região.

As vagas serão disponibilizadas aos municípios da DRS XIII por meio do Sistema CROSS, entidade esta que tem a prerrogativa da distribuição, priorização e agendamento. Cabe ressaltar que esta instituição não será dedicada ao atendimento de urgências e emergências e todo atendimento se dará por meio de referência.

Até o dia 31 de julho foram realizadas 2.110 consultas, 79 colonoscopias, 47 endoscopias, 122 ultrassons, 51 tomografias computadorizadas, 133 internações e 30 cirurgias.

Mais de 90% dos pacientes consideraram o Hospital como bom/ótimo e não houve registro de evento crítico.