\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Complexo na Midia > Inaugurado a segunda etapa do Laboratório de Simulação – LabSim da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. O Laboratório de Simulação da FMRP, nesta segunda etapa, ganhou novos simuladores de alta fidelidade e parceria com o Laboratório de Técnicas Cirúrgicas do Hospital das Clínicas da FMRP. Nos próximos meses, deve ter endereço na rede mundial de computadores e um vídeo institucional, assim como investimentos em capacitação de recursos humanos e em intercâmbio internacional.

Os recursos para aquisição de novos equipamentos foram disponibilizados pelos departamentos da FMRP e pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa).

O LabSim, inaugurado em abril de 2015, é uma técnica de ensino de metodologia ativa que permite treinamento de habilidades com manequins computadorizados semelhantes aos humanos. Com os manequins, os alunos têm a oportunidade de simular atendimentos próximos aos reais e vivenciam experiências de atendimento em ambiente controlado, que os prepara para o exercício profissional responsável, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais.

Segundo os responsáveis, o LabSim está estruturado de forma flexível, assim, pode ser adaptado para o treinamento de diversos cenários nos cursos da FMRP.

O LabSim fica no Laboratório Multidisciplinar da FMRP e conta com dez salas, sendo duas de alta fidelidade. O LabSim recebeu recursos do Programa Pro-Inovalab da USP para aquisição de equipamentos, que foram complementados pela diretoria da FMRP, que também foi responsável pela reforma da estrutura física.

Referência: Jornal da USO – Por: Rosemeire Soares Talamone / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP