\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Intercâmbio Científico com Universidade do Reino Unido

Intercâmbio Científico com Universidade do Reino Unido

No dia 08 de agosto, o professor Fabio Miyajima, atual pesquisador do Centro de Medicina Personalizada da Universidade de Liverpool, Reino Unido, foi o palestrante do workshop “Cooperação e intercâmbio científico entre a Universidade de São Paulo e a University of Liverpool – Oportunidades”. Miyajima visitou a USP Ribeirão para apresentar propostas, temas e projetos de sua instituição. O objetivo foi fazer acordos bilaterais acadêmicos com a USP.
O evento começou com palestra do professor Miyajima, seguido por um debate e, também, breve apresentação de projetos de pesquisa de Miyajima, que trabalha com doenças hospitalares como modelo, agregando novos conceitos em epidemiologia molecular (“omics”) e medicina personalizada. Além de cooperação e colaborações em áreas de mútuo interesse, principalmente Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Bioestatística e Biotecnologia, discutiu-se também estratégias para intercâmbio de alunos de graduação (MResplacements 12 meses) e de pós-graduação (Doutorado Sanduiche e Doutorado Pleno), a maioria via Programa Ciências sem Fronteiras do CNPq e RCUK (Conselho de Pesquisa do Reino Unido).
O workshop foi coordenado pelo professor Erikson Furtado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP e de Toxicologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FCFRP.