UPC realiza Jornada de Pesquisa Clínica


A pesquisa clínica é uma ferramenta fundamental na busca de novos tratamentos para diferentes doenças. Por meio dela, cientistas estudam novos medicamentos eficazes, seguros para o paciente, oferecendo menor risco de eventos adversos. As pesquisas clínicas são usualmente patrocinadas por companhias farmacêuticas, empresas que desenvolvem equipamentos médicos, ou mesmo por órgãos públicos nacionais ou internacionais interessados no desenvolvimento específico de alguma área de atuação específica.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) é um dos integrantes da Rede Nacional de Pesquisas Clínicas, criada em 2005 pelo Ministério da Saúde, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Essa rede é formada por um conjunto de Hospitais Universitários que buscam a geração de novos conhecimentos em saúde. Para que as pesquisas realizadas no HCFMRP pudessem ter maior qualidade e agilidade em sua execução foi criada a Unidade de Pesquisa Clínica, que tem como função apoiar os pesquisadores clínicos que utilizam o HCFMRP-USP na execução e no planejamento de seus projetos de pesquisa, fornecendo subsídios necessários para que as pesquisas envolvendo seres humanos.
Assim, a Jornada de Pesquisa Clínica do HC-FMRP-USP e FAEPA, com apoio da FINEP e FMRP-USP, objetiva integrar e ampliar o debate entre profissionais nacionais e internacionais, da indústria e da academia, na área de Pesquisa Clínica.”