\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Livro do Prof. José Sebastião dos Santos, "Protocolos Clínicos e de Regulação: acesso à rede de saúde" será lançado

Livro do Prof. José Sebastião dos Santos, "Protocolos Clínicos e de Regulação: acesso à rede de saúde" será lançado

Será lançado no dia 27 de setembro, o livro Protocolos Clínicos e de Regulação: acesso à rede de saúde, sob a coordenação do Prof. Dr. José Sebastião dos Santos, Docente do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP.
Em 112 capítulos, o livro aborda de forma didática, com precisão científica e linguagem acessível, tanto os problemas clínicos quanto a orientação terapêutica a ser seguida por todos os membros das Equipes de Saúde da Família. A obra representa, sem dúvida, preciosa colaboração à melhoria do atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto de elaboração dos protocolos clínicos e de regulação para fortalecer a atenção básica e o Complexo Regulador da Atenção à Saúde coordenado por José Sebastião dos Santos, médico e professor universitário, com histórico de direção de hospital universitário de urgência, consultor do Ministério da Saúde e gestor municipal de saúde, materializado pelo Livro, contribui para a afirmação dos pressupostos organizativos e doutrinários do SUS.
O livro conta, ainda, com a cooperação, na organização, de profissionais como como Ana Carla Bliacheriene, advogada e professora universitária, Aldaisa Cassanho Forster e Gerson Alves Pereira Jr, ambos com formação médica e atuação como professores universitários. A formulação conjunta de políticas públicas para formação e pesquisa pelos Ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia com apoio das agências de fomento de âmbito nacional – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estadual – Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e local – a Fundação Waldemar Barnsley Pessoa (FWBP) contribuíram para a produção de conhecimento divulgados nesse livro, acelerando o processo de implementação de políticas públicas e motivando a aproximação entre a Universidade e o SUS.