Livros contam a história da Faepa e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, serão lançadas as obras Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – Primeira Décadas e Faepa – 30 anos de Solidez e Excelência na Área de Atenção à Saúde.

A cerimônia será no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Rua Bernardino de Campos, 999, a partir das 16 horas, com mesa de abertura, seguida de apresentação musical com o maestro Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi e de apresentação dos livros.

FMRP – Primeiras Décadas

Organizada pelos professores Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, Julio Sergio Marchini, Hélio Cesar Salgado e Carlos Gilberto Carlotti Junior, Ed. Funpec, 2018, 266 págs, a obra traz parte da história das três primeiras décadas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a partir da criação e das mudanças de sua estrutura organizacional e de fotografias daqueles que tornaram possível o seu nascimento e a sua existência.

No posfácio, a diretoria apresenta a situação atual da FMRP. No final do livro existe uma parte destinada a agradecer às pessoas que trouxeram a história oral até aqui. “O livro termina com a listagem de pessoas que trabalham ou trabalharam na FMRP e construíram a sua grandeza. E o leitor perceberá que essa história foi escrita por muitos colaboradores e com muito afeto”, relata a professora Maria de Lourdes. Um dos motivos da iniciativa, diz a professora, foi a constatação da falta de um arquivo digital que facilite o acesso ao acervo do Centro de Memória e Museu Histórico (CMMH) da FMRP.

A apresentação coube ao professor Harley Edison Amaral Bicas, titular aposentado do departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. No texto, o professor lembra os primeiros passos ainda incertos da FMRP, que “passou por fases românticas e frutuosas até chegar à maturidade”. E, acrescenta, “nasce no tempo de Getúlio, cresce enquanto chegam JK, Brasília, a indústria automobilística e as estradas. Passa pela inesperada renúncia de Jânio, chega à conturbada era de João Goulart, precisamente quando a “guerra-fria” entre os Estados Unidos ea União Soviética alcançava seu auge, com a polarização ideológica chegando a culminâncias pelo menos na América Latina”.

FAEPA

A obra Faepa – 30 anos de Solidez e Excelência na Área de Atenção à Saúde, 2018, 81 págs, traz detalhes da trajetória da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP.

“Os desafios que enfrentou e as soluções que buscou; os debates sobre os temas da saúde e como, em cada momento, a Faepa foi adaptando a sua estrutura para atender novas conjunturas e melhor cumprir a sua missão de aperfeiçoar a qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade”, conta na apresentação o professor Ricardo de Carvalho Cavalli, diretor executivo da Faepa.

Criada em 1988, a missão da Fundação é aperfeiçoar a qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade. O livro, diz Cavalli, é dedicado a todos que participaram desta trajetória: gestores, professores, alunos, profissionais da saúde, funcionários de todos os setores, pacientes e seus familiares, as comunidades de Ribeirão Preto e região. “É uma história marcada por desafios e conquistas que nos emociona, da qual temos orgulho e que deve servir para balizar nossos pensamentos e ações e, sobretudo, inspirar projetos e sonhos futuros”.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Rosemeire Talamone