\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Mais segurança para os sistemas de informação faz parte das ações do Planejamento Estratégico do HC

Mais segurança para os sistemas de informação faz parte das ações do Planejamento Estratégico do HC

A segurança da informação é uma preocupação crescente das organizações. No Hospital, o tema faz parte das ações do Planejamento Estratégico. 

Para assegurar a proteção dos dados, o Centro de Informações e Análises está criando uma política de segurança da informação que é constituída de uma política geral, políticas específicas (uso de e-mail), normas e procedimentos. 

Também, está previsto o lançamento de uma cartilha e um site onde as políticas poderão ser consultadas registrando a ciência dos usuários, além de treinamento para que todos os funcionários possam incorporar a cultura de segurança da informação. 

O diretor do CIA, Wilson Góes, explica que algumas regras da política de concessão de direitos de usuários já estão em vigor. A equipe elaborou e implantou fluxos de concessão e revogação de direitos de usuários. 

“Várias ações já foram executadas como a remoção automática de perfis de usuários com mudanças no local de trabalho, remoção de direitos de aplicativos, remoção de perfis de acesso de usuários não médicos a informações confidenciais do paciente”, explica o diretor. 

“Para elevar, ainda mais, o nível da segurança, um processo de auditoria foi implantado para avaliar se as rotinas automatizadas estão funcionando plenamente”, completa.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP