\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Mater realiza I Jornada de Assistência Materno-Infantil e Cirurgia Ginecológica

Mater realiza I Jornada de Assistência Materno-Infantil e Cirurgia Ginecológica

Equipe do Centro de Referência da Saúde da Mulher durante a I Jornada da Mater

O Centro de Referência da Mulher da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-MATER (CRSMRP-MATER) realizou no dia 22 de setembro a primeira edição da Jornada de Assistência Materno-Infantil e Cirurgia Ginecológica no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.
O evento foi direcionado aos profissionais de saúde que atuam na assistência à mulher e estudantes de graduação, com o objetivo de compartilhar os conhecimentos, discutir as melhores práticas para o diagnóstico e condutas para os problemas de saúde da mulher.
A Profª. Dra. Silvana Maria Quintana, Diretora Geral do CRSMRP-MATER, realizou a conferência de abertura da jornada intitulada “O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-Mater: contexto e importância”. Segundo a Profª. Silvana, “ Ao longo de oito anos coordenando as atividades deste centro tive a oportunidade de participar efetivamente da transformação da “MATER” em um Centro de Referência para prestar assistência à saúde da mulher de Ribeirão Preto e região. Tenho absoluta certeza que o principal fator para o sucesso foi o compromisso e seriedade das equipes atuantes no Centro Referência. Hoje somos reconhecidos pela qualidade da assistência prestada à população feminina e suas famílias, destacando-se a humanização a efetividade, a resolutividade e a segurança”, ressaltou a diretora.
O destaque do evento foi a interação constante e a participação ativa do público presente com os palestrantes e coordenadores das mesas de debate, durante as discussões dos temas da programação em um ambiente de troca de experiências.
Centro de Referencia da Saúde da Mulher – MATER
Prestar assistência com qualidade e profissionalismo nas diferentes fases da vida reprodutiva das mulheres de Ribeirão e região, aplicando todos os recursos disponíveis e valorizar a atenção humanizada contribuindo para manter ou melhorar a saúde delas, é a missão do Centro de Referencia da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-MATER.
A Mater foi inaugurada em 1998 com o objetivo de prestar assistência à população feminina usuária do SUS de Ribeirão Preto. Desde a sua inauguração até março de 2009 a gestão administrativa ficou sob a responsabilidade da Fundação Maternidade Sinhá Junqueira (FMSJ). Ao final de 2007, após ampla negociação, a SES aceitou assumir os custos econômicos necessários para transformar a Mater em um Centro de Referência da Saúde da Mulher, especificamente na atenção secundária hospitalar. Esta proposta foi viabilizada por meio de um contrato de gestão estabelecido com o HC, com interveniência da FAEPA, na mesma modalidade de gestão do HE de Ribeirão Preto e em março de 2009 concretizou-se o processo de transferência de gestão.
O Centro de Referência é vanguarda na atenção à mulher, com modelos multiprofissionais de assistência em consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, internação, atendimentos aos partos de baixo e médio risco, internação ginecológica e obstétrica em caráter de urgência ou emergência, exames especializados e assistência em situações especiais, como às adolescentes e planejamento familiar. O CRSMRP-Mater também é referência regional para os casos ginecológicos de média complexidade e atende, além de Ribeirão Preto, os 26 municípios que integram a DRS XIII, abrangendo uma população estimada de 1.300.000 habitantes.