\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Médico dos EUA realiza aula Magna "Roberto Passetto Falcão”

Médico dos EUA realiza aula Magna "Roberto Passetto Falcão”

Tema: “Telomeres and cancer: a link between inflammation and malignancy”
O doutor Neal Young graduou-se pela Universidade Harvard, em Boston, e formou-se em medicina pela Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Fez residência em clínica médica no Massachusetts General Hospital e em hematologia na Universidade Washington, em St. Louis. Trabalhou pela primeira vez nos NIH para aprender bioquímica de proteína com o prêmio Nobel Dr. Christian Anfinsen e posteriormente trabalhou sob a orientação do Dr. Arthur Nienhuis.
Nesse período, desenvolveu interesse na área de falência da medula óssea (anemia aplástica), estabelecendo o Laboratório de Hematologia Clínica dos NIH. O Dr. Young elucidou o mecanismo imunomediado responsável pela fisiopatologia da anemia aplástica adquirida e desenvolveu tratamentos efetivos baseados na imunossupressão para a doença que mudaram significativamente a história natural da doença e sobrevida dos pacientes; descobriu pela primeira vez que mutações no gene da telomerase pudessem levar à falência medular e causar doenças em humanos; descreveu o parvovírus B19 como agente de doença humana e produziu vacinas contra o vírus que estão atualmente em ensaios clínicos.
Publicou mais de 300 artigos científicos e possui 22.000 citações. Orientou mais de 60 pós-docs que hoje coordenam serviços clínicos e de pesquisa em hematologia nos Estados Unidos, Europa, Japão e Brasil.
Foi agraciado com a E. Donnall Thomas Lecture and Award durante as comemorações do cinquentenário da Sociedade Americana de Hematologia, é Master do Colégio Americano de Médicos e recentemente recebeu a medalha Samuel J. Heyman em ciência.
Palestrante: Dr. Neal S. Young, chefe da Hematologia e diretor do Centro de Imunologia Humana dos National Institutes of Health, Estados Unidos
Data: 13/11/2012
Local: Anfiteatro Azul do Hemocentro RP