\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Médico residente da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da FMRP-USP é premiado em congresso

Médico residente da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da FMRP-USP é premiado em congresso

O trabalho “Avaliação de Características Clínicas e Biomecânicas de Cicatrizes Comparando Matrizes Dérmicas em Sequelas de Queimaduras” do médico residente da Divisão de Cirurgia Plástica do HCFMRP-USP, Ivan Rezende Almeida recebeu dois prêmios, “Raul Couto Sucena” e “Amal Shriners do Brasil”. As honrarias foram entregue durante o 54º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica e o autor terá a oportunidade de estagiar, por um ano, nos Estados Unidos.
O trabalho trata da eficácia do uso de matrizes dérmicas (pele artificial) nos enxertos para tratamento e recuperação de danos causados por queimaduras graves. Resultados preliminares da pesquisa apontam que as áreas tratadas com as matrizes dérmicas apresentam vantagens nos aspectos clínicos e biomecânicos, com melhoria da qualidade de vida dos pacientes queimados.
O estudo premiado tem a co-autoria dos médicos e docentes da Divisão de Cirurgia Plástica e de profissionais da Fisioterapia do HCFMRP-USP, Julio César Dias de Castro, Fernanda Bianco Correa, Pedro Soler Couto, Adriana da Costa Gonçalves, Camila Silva de Carvalho, Elaine Caldeira de Oliveira Guirro e Jayme Adriano Farina Junior.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP