Mensagem de fim de ano da Administração do HCFMRP-USP

Estamos encerrando 2012, com resultados bastante positivos. Embora muito difícil do ponto de vista orçamentário, conseguimos atingir todas as metas pactuadas com o Sistema Único de Saúde-SUS. Para 2013, com o apoio dos demais Hospitais do Complexo HCRP/FMRP/FAEPA, estamos estabelecendo um novo fluxograma dos pacientes, de modo a tornar o HCRP cada vez mais terciário para que possa cumprir sua árdua missão perante o SUS.
O ano de 2012 foi marcado por alguns avanços no que diz respeito à gestão de pessoal. A carreira de servidores, aprovada no final de 2011, teve reflexos importantes, que se fizeram sentir principalmente este ano. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos pela Secretaria de Gestão Pública do Governo de São Paulo, porquanto os benefícios não se configuraram para um grupo de servidores, especialmente os mais antigos. Por outro lado, para os médicos e pessoal de enfermagem, os novos valores pagos pelos plantões tem se constituído em um bom atrativo. A Administração do HCRP, através do Centro de Recursos Humanos e Diretoria Clínica, está também reestruturando a distribuição dos plantões médicos, especialmente os de urgência, para um uso mais racional, já que a cota distribuída pelo Governo do Estado não atendeu, completamente, as demandas do HCRP.
Acrescente-se que, para os médicos, um novo e mais completo plano de carreira encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa e espera-se sua aprovação ainda neste ano. Prevê a opção de uma nova jornada de 40hs/semanais, com dedicação integral. Os salários serão reajustados e atingirão os patamares pleiteados pela categoria, há algum tempo.
Do ponto de vista administrativo, um grande esforço tem sido feito para o melhor funcionamento do Bloco Cirúrgico. Constituiu-se em prioridade para o 2º semestre, um plano especial para jornada de trabalho de alguns anestesistas selecionados, que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e está dando resultados promissores, com aumento de, até, 40% de horas de anestesia e de procedimentos sob anestesia. Todas as salas do Bloco Cirúrgico estão com a grade horária completa. Quinze anestesistas estão contratados em tempo integral. As longas filas de pacientes oncológicos, relatadas ao final de 2011 estão praticamente em dia para a grande maioria das especialidades.
Construímos e entregamos dois estacionamentos para aliviar um problema sério com os veículos estacionados nas vias de acesso às portarias principais do Hospital e várias obras já estão em andamento ou licitadas, como é o caso do HC Criança e o Hospital de Serrana. Teremos, em 2013, muito trabalho pela frente.
Por fim, dois fatos auspiciosos merecem menção especial:
1) a aprovação do Mestrado Profissional de Gestão em Organizações de Saúde, com secretaria já instalada no CEAPS, fruto de uma parceria entre a FMRP e a FEARP. Há uma boa perspectiva para este Programa. O número de inscritos para seleção foi de 52 candidatos para 25 vagas, que terão suas atividades no início de 2013. O programa de mestrado profissional pretende ser um grande celeiro de RH para a área da saúde, oferecendo oportunidades para trabalhadores de serviços públicos ou privados.
2) A conquista da recertificação do Certificado de Qualidade Hospitalar – CQH – alcançada após a visita dos auditores do Programa, que é resultado de uma parceria entre a Associação Paulista de Medicina e o CREMESP. Obtivemos pontuação de 96,03 em um total possível de 100 pontos. Foi um grande feito e para este sucesso valeram os esforços de, praticamente, todas as áreas do Hospital, cujos servidores demonstraram que têm absoluta consciência dos seus deveres e um alto grau de engajamento institucional.
Por estas razões, temos a certeza de que 2012 foi um ano de dever cumprido e por isso a Superintendência do HCFMRP-USP vem agradecer a todas as pessoas que trabalham nesta Instituição, docentes, servidores, alunos, residentes, estagiários, voluntários e tantos outros que, direta ou indiretamente, colaboraram para que nossas atividades tivessem o êxito alcançado.
A todos um Feliz Natal e um 2013 de grandes realizações.