\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Nova direção da EERP-USP assume compromisso com a excelência

Nova direção da EERP-USP assume compromisso com a excelência

Na última sexta-feira, 14 de setembro, foi realizada cerimônia de posse da nova direção da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (EERP). A diretora é a professora Maria Helena Palucci Marziale (foto) que, ao lado do vice-diretor Pedro Fredemir Palha, assume o compromisso de ampliar os patamares já alcançados pela Unidade, como o aumento dos padrões de excelência das atividades.

Em seu discurso, a diretora cita os desafios dos tempos atuais: crises política e econômica, além da crise ética. Fala da importância de espaços para discussões; do incremento da distribuição de informações e favorecimento de participação na tomada de decisão.

Maria Helena Palucci Marziale

Graduada, com mestrado e doutorado pela unidade que agora assume a direção, a professora Maria Helena tem experiência nas áreas de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e Gestão em Editoração Científica com temas como: Prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho e violência ocupacional; e Gestão editorial. A atual diretora é  líder do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (NUESAT) da USP e coordena a Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho (REPAT) da USP e também a Rede Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional (REDENSO).

Pedro Fredemir Palha

O vice-diretor é graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), mestre em Enfermagem em Saúde Pública e doutor em Enfermagem pela EERP. É Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EERP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Organização dos Sistema de Saúde, Saúde da Família, Tuberculose, Promoção da Saúde, Enfermagem em Saúde Coletiva, Atenção Primária à Saúde e Gestão em Saúde. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa da Área Epidemiológico-Operacional em Tuberculose (GEOTB). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EERP.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por Joice Soares