\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Nova técnica usada no centro cirúrgico eleva qualidade da lavagem das mãos

Nova técnica usada no centro cirúrgico eleva qualidade da lavagem das mãos

Foram doze meses de estudos detalhados até a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar efetivar a troca da solução tradicional PVPI (polivinil pirrolidona iodo) ou clorexidina pela solução alcoólica no preparo cirúrgico das mãos.

A experiência, inédita no Brasil, confirma as evidências internacionais de benefícios, e trouxe vantagens em termos de economia de tempo, consumo de recursos e custos. O experimento resultou em um artigo que foi publicado pela revista Antimicrobial Resistance and Infection Control (BMC), periódico inglês vinculado à Organização Mundial de Saúde.

Mais qualidade

“Quando comparado à técnica tradicional de escovação com a degermação cirúrgica com preparação alcoólica, o álcool melhora a qualidade e reduz a duração da preparação, sendo igualmente eficaz para a prevenção de infecções “, explica o coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC, doutor Gilberto Gaspar. 

Ele explica que o aumento da qualidade da higienização das mãos com solução alcoólica se deve “principalmente ao menor tempo de aplicação do produto e consequentemente melhor execução”. Enquanto a higienização com escova demora de 3 a 5 minutos, com solução alcoólica esse tempo é reduzido para cerca de um minuto e meio. Isso garante que o profissional cumpra todos os passos da técnica da higienização. 

Devido ao seu método de aplicação, apenas fricção sobre a pele, a higienização com solução alcoólica traz vantagens econômicas e também  maior sustentabilidade ambiental. A técnica diminui os resíduos descartados no meio ambiente, economiza água já que não necessita de enxágue,  não usa compressa esterilizada porque não precisa de secagem e dispensa escova. 

As duas especialidades que utilizaram a técnica (Ortopedia e Cardiologia) passaram por um mês de treinamento teórico e prático. O próximo passo é implementar a prática em todas as especialidades cirúrgicas.
 
Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP