\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Novas atitudes dão sabor à vida. Esse foi o tema do Mês do Idoso no Hospital das Clínicas

A Comissão Interna Hospital Amigo do Idoso preparou um mês inteiro com muita música, poesia, orientação. Teve até cinema!

As ações fizeram parte do planejamento do HC para a obtenção do Selo Intermediário Hospital Amigo do Idoso. No ano de 2015, o Hospital recebeu o Selo Hospital Amigo do Idoso – Categoria Inicial. Agora, a Comissão trabalha para dar continuidade as ações obrigatórias para alcançar o Selo Pleno.

A banda da Polícia Militar abriu a semana e deu um show, acompanhada dos bailarinos Miriam Terra e Grupo Dança Circular.

Dona Terezinha, paciente da geriatria do HC de 83 anos, foi homenageada e teve sua poesia estampada no material da Semana do Idoso do HC 2017.

Show de Talentos

Quem tinha consulta marcada, ao chegar ao HC foi surpreendido por um palco montado logo na entrada do ambulatório com musica, arrasta pé, poesia, contadores de histórias. A tarde foi estrelada pelos pacientes da geriatria, que deram um show.

As pacientes do ambulatório, Zuleika Zanetti e Isabel Dinardi encantaram pacientes e funcionários com suas histórias.

“Aos 83 anos, tenho muita história para contar e graças a Deus eu não esqueço nenhuma” conta Zuleika. Ela, que conta histórias uma vez por mês no Circulo Operário da Vila Tibério, já levou seu talento de contadora para o Hospital do Câncer e Faculdade de Farmácia”. Acho que contar histórias deixa minha memoria sempre viva”. Depois das histórias contadas pelas pacientes, o corredor do Ambulatório foi transformado em pista de dança embalada pela sanfona do paciente da geriatria Anísio Santos. Teve forró, sertanejo, xote, baião e muita animação. Amante da sanfona desde jovem, Anísio deixou o instrumento de lado durante grande parte da sua vida. Agora na terceira idade, redescobriu o gosto pela música.

E quando a festa estava quase terminando, o acompanhante José Ferraz, que veio trazer a esposa para uma consulta, resolveu mostrar seu talento de sanfoneiro e prolongou a alegria daquela tarde especial.

Cinema na Enfermaria

Alegria e descontração marcaram a tarde dos pacientes e acompanhantes da enfermaria de geriatria que participaram da sessão de cinema que exibiu, o filme “Os Tres Patetas – O Golpe”.

Além de comemorar esse mês tão especial, a sessão de cinema foi uma ótima oportunidade para contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, propiciar um atendimento humanizado e melhorar o bem-estar dos pacientes e acompanhantes

Inclusão digital

Os pacientes da Geriatria tiveram a oportunidade de mergulhar no universo digital e dos games.

Os alunos do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de medicina de Ribeirão Preto promoveram uma tarde de experimentação de tecnologias. Os idosos experimentaram jogos de vídeo game Nintendo Wii, XBox Kinect, jogos de tablet, óculos de realidade virtual e jogos para celular. E adoraram!

Além de facilitar a interação dos idosos com o mundo e suas famílias, inclusive ajudando na ligação com parentes que estão longe, a inclusão digital da terceira idade melhorara significativamente a qualidade de vida dos idosos. Essas tecnologias também ajudam a melhorar a saúde dos idosos, pois os aplicativos e jogos estimulam a memória, a atenção, raciocínio e toda a cognição, além de servir como entretenimento e diversão.

Orientação

A programação do mês do idoso também foi dedicada a orientações sobre saúde e qualidade de vida.

Os alunos do Curso de Fisioterapia da FMRP-USP e Educação Física orientaram os pacientes e acompanhantes sobre mobilidade, equilíbrio e ergonomia.

A Faculdade de Odontologia da USP orientou os idosos quanto a saúde bucal.

Direitos do idoso

Os pacientes da geriatria também foram chamados para consultas com rimas que lembram os direitos dos idosos.

O objetivo foi prestar orientações essenciais para sensibilizar pacientes e acompanhantes sobre as leis do Estatuto do Idoso.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP