\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Novo coletivo criado na USP vai atuar na redução de danos ao uso de drogas

Novo coletivo criado na USP vai atuar na redução de danos ao uso de drogas

Formado por alunos de graduação e pós-graduação da USP e com parcerias externas, o grupo procura mais voluntários para dar início às atividades

Alunos da USP criam coletivo para redução de danos e das consequências negativas causadas pelo uso de drogas em festas e festivais. Também devem atuar com palestras em escolas e ONGs; tudo sem julgamentos morais.

Chamado Acalma Redução de Danos, o novo coletivo quer desenvolver estratégias de abordagens para usuários de drogas utilizadas internacionalmente e apoiada por instituições sobre drogas no Brasil, como a Secretaria Nacional de Polícias sobre Drogas (SENAD) e o Ministério da Saúde.

Segundo Juliana Mendes Rocha, coordenadora do coletivo e aluna de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a transformação da relação do indivíduo com a substância psicoativa é estruturada a partir de cinco principais fatores de atuação:  acolhimento; conscientização; acesso à informação; testagem de substâncias e promoção da saúde mental. “A partir disso, o grupo vai promover encontros de grupos de estudos sobre as principais classes de substâncias, e fazer abordagens e reuniões de organização do coletivo”.

A equipe do ACALMA é composta por alunos de graduação e pós-graduação da USP em Ribeirão Preto, com parcerias externas, de diversas áreas: enfermagem, medicina, biologia, psicologia, pedagogia e publicidade. O grupo busca novos voluntários, com o objetivo de unir pessoas que possam ajudar nas ações.

Mais informações: coletivoacalmarp@gmail.com ou facebook: @AcalmaReduçãodeDanos

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por Júlia Gracioli