\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Novos profissionais ingressam na primeira turma da Residência Multiprofissional da Unidade de Emergência

Novos profissionais ingressam na primeira turma da Residência Multiprofissional da Unidade de Emergência

Dezesseis profissionais ingressaram na primeira turma de residência profissional da Unidade de Emergência. Os fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, que fazem parte do programa, atuarão na Unidade de Emergência, dentro da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e da Rede Regional de Atenção à Saúde XIII, de acordo com as particularidades de cada área. 

A proposta do programa é enriquecer a assistência, formando profissionais capacitados para o atendimento à Urgência e Emergência e contribuindo para a busca permanente da excelência na qualidade assistencial e na formação de recursos humanos. 

A residência multiprofissional vai propiciar uma prática diferenciada, na qual os profissionais possam conhecer novas possibilidades de atuação nos serviços de saúde por meio de uma visão mais integradora e articulada dos usuários do Sistema Único de Saúde”, explica a coordenadora do programa, doutora Paula Issa Okubo. 

Ela ressalta que “por intermédio do programa, os profissionais poderão vivenciar a assistência multiprofissional, clínica ampliada, humanização e educação permanente, criando um importante espaço de consolidação de saberes e práticas, permitindo um movimento institucional de transformação, pautado no pressuposto da aprendizagem significativa com reflexão cotidiana do exercício multiprofissional, repercutindo de forma positiva na qualidade assistencial”. 

A implantação do programa na Unidade de Emergência foi resultado da dedicação da equipe multiprofissional da Unidade de  Emergência que “não mediu esforços para a elaboração da proposta, sem deixar de lado o cuidado assistencial aos nossos usuários”, explica a coordenadora. 

Ela enfatiza que “o constante incentivo e apoio do coordenador da UE, professor Marcos Borges, do diretor de Atenção à Saúde, doutor José Paulo Pintyá, da coordenadora do Núcleo Multiprofissional, Frederica Lorençato e da presidente da COREMU do HCFMRP, professora Lílian Ricz, foram decisivos para o desfecho favorável do projeto”.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP