\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Núcleo Interno de Regulação (NIR) reduz tempo de internação na Unidade de Emergência

Núcleo Interno de Regulação (NIR) reduz tempo de internação na Unidade de Emergência

Há ações administrativas ou operacionais tomadas em um hospital em que o paciente é beneficiado, mas nem percebe. Um desses exemplos é a implantação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), na Unidade de Emergência (UE), em fevereiro de 2016, durante a gestão do professor Antônio Pazin Filho. 

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS) José Paulo Pintya, “o NIR contribui para tornar mais ágil o fluxo assistencial, fazendo com que fossem otimizados o diagnóstico e terapia, o que resulta em melhoria da resposta assistencial, diminuição de complicações, menor custo hospitalar, desospitalização em tempo adequado e oferecimento maior de um recurso terciário à rede de urgência e emergência”.  

De acordo com Pintya, “o número de pacientes com tempo de permanência acima de 48 horas na sala de urgência diminuiu muito, sendo que, no dia a dia, poucos pacientes, hoje, estão nesta condição. Pacientes de alta da CTI não têm permanecido mais do que 24 horas esperando leito e poucos pacientes têm ficado de alta de um dia para o outro no CTI. Os casos são mais raros hoje em dia”, explica. 

A equipe é composta pelo doutor Sérgio Innocente, diretor do NIR-UE, a assistente social Leni Peres Cerillo, as enfermeiras Karina Messias e Valmira Ferrari e o enfermeiro Anderson Ferrone. O Núcleo funciona de segunda a sexta das 7 às 19 e sábados e domingos das 7 às 13 horas.

De acordo com diretor do DAS, “todas estas funções são realizadas com muito diálogo com as equipes, tentando minimizar os problemas encontrados. O NIR é parceiro de quem está na assistência”. 

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP