O que é edema pulmonar e qual o tratamento?

O edema pulmonar é o excesso de líquido nos pulmões, causando falta de ar e inchaço em algumas partes do corpo.
O edema pulmonar é o excesso de líquido nos pulmões, o que torna a respiração difícil. Muitos casos de edema pulmonar decorrem de doenças no coração, é o chamado edema pulmonar cardiogênico. Porém, o edema pulmonar também pode ocorrer quando alguém tem pneumonia, trauma da parede torácica (que ocorre, por exemplo, em acidentes de trânsito), exposição a toxinas e medicamentos ou quando se está visitando ou praticando exercícios em locais com alta altitude (muito acima do nível do mar). Os edemas pulmonares que não são causados por problemas no coração são os edemas pulmonares não-cardiogênicos. O edema pulmonar é dividido em agudo ou crônico. O edema pulmonar agudo se desenvolve rapidamente e requer cuidado médico de emergência. O edema pulmonar crônico demora mais para se desenvolver. O edema pulmonar agudo e o edema pulmonar crônico levam à uma dificuldade para respirar, que piora quando o paciente se movimenta. As complicações do edema pulmonar acontecem devido ao aumento na pressão no sangue dentro dos vasos sanguíneos do pulmão. O aumento da pressão sanguínea no pulmão pode levar o sangue a se acumular no lado direito do coração e esse sangue acaba indo parar em órgãos do corpo, causando inchaço nas pernas, nos pés, na barriga e no fígado.
O tratamento para o edema pulmonar geralmente inclui o uso de oxigênio e
medicações.

O tratamento para o edema pulmonar tem como primeiro passo a administração de oxigênio para o paciente. O oxigênio para o tratamento do edema pulmonar pode ser dado por uma máscara ou por uma cânula (uma espécie de mangueirinha que deve ter dois furos para que o oxigênio entre nas
narinas). O nível de oxigênio no organismo de uma pessoa com edema pulmonar deve ser observado constantemente e em alguns casos, pode ser necessário usar máquinas para ajudar na respiração do paciente. Algumas medicações também podem ser usadas no tratamento para o edema pulmonar. Diuréticos são usados no tratamento do edema pulmonar, para diminuir a pressão alta causada pelo excesso de líquido nos pulmões e coração. A morfina pode ser usada no tratamento para o edema pulmonar para aliviar a ansiedade e a falta de ar, mas como ela apresenta riscos, os médicos podem escolher outros remédios para aliviar esses sintomas. Remédios para alterar a pressão do sangue também podem ser usados no tratamento do edema pulmonar. Se alguém tem a pressão baixa quando desenvolve edema pulmonar, são usados remédios para aumentar a pressão do sangue. Já se no momento que desenvolve o edema pulmonar a pessoa está com a pressão alta, são usados remédios para diminuir a pressão no sangue. O tratamento do edema pulmonar também pode incluir medicações para reduzir a pressão de sangue que entra e sai do coração. A nitroglicerina é usada no tratamento do edema pulmonar para reduzir a pressão de sangue que entra no coração. O nitroprussiato é usado no tratamento do edema pulmonar para diminuir a pressão de sangue que sai do coração. Os casos de edema pulmonar que acontecem devido a problemas no sistema nervoso são tratados de acordo com a causa. O edema pulmonar que ocorre devido a altas altitudes, que ocorre, por exemplo, quando se escala montanhas, pode ser aliviado se a pessoa descer de 300 a 1000 metros. Além disso, para aliviar o edema pulmonar causado por altas altitudes é importante diminuir a atividade física e se manter aquecido. Caso o edema pulmonar não seja tratado, ele pode ser fatal.

2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-
conditions/pulmonary-edema/symptoms-causes/syc-20377009. Acesso em: 18
abr. 2019.

MayoClinic [Internet]. Pulmonary edema. Informação atualizada em abril de  2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pulmonary-edema/symptoms-causes/syc-20377009. Acesso em: 18 abr. 2019.

MayoClinic [Internet]. Pulmonary edema. Informação atualizada em agosto de  2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pulmonary-edema/diagnosis-treatment/drc-20377014. Acesso em: 18 abr. 2019.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante
Revisores do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury