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Ouvidora da Unidade de Emergência apresenta trabalho no 2º Encontro de Experiências Exitosas em Ouvidoria da Saúde

Apresentação aconteceu no Encontro de Experiências Exitosas em Ouvidoria de Saúde. 

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realizou, dia 17 de agosto, o 2º Encontro de Experiências Exitosas em Ouvidoria da Saúde, com mais de 90 serviços de Ouvidoria/S.A.U, incluindo as ouvidorias do HC Campus e da Unidade de Emergência.

No encontro, foram apresentados 10 trabalhos desenvolvidos em serviços de saúde do Estado, entre eles, quatro de hospitais. As experiências apresentadas deverão servir de base para que outros serviços possam utilizá-las para aperfeiçoamento ou mudança de processos de trabalho em seus serviços.

A Ouvidora da UE, Ana Paula Vieira Dias foi convidada a apresentar o seu processo de trabalho que tem sido reconhecido pela Ouvidoria Central, como resolutivo, dinâmico e com bons resultados. Em um cenário que convive com a superlotação, recebendo urgências e emergências complexas, muitas na condição de vaga zero, a Ouvidoria tem que ser proativa.

Para o coordenador médico da UE, doutor José Paulo Pintya “a ouvidora deixa seu espaço físico para funcionar como Ouvidoria itinerante, indo ao encontro dos usuários e funcionários, procurando compreender em que cenário a reclamação, sugestão ou elogio aconteceram, para que a resposta esteja dentro de um contexto”, explica. “Deixar a sala é entender as peculiaridades da Instituição e do Usuário, afinal, em uma Unidade de Emergência os contextos são modificados o tempo todo”, completa Ana Paula.

“Outro fato importante que tem sido acompanhado e destacado pela Ouvidoria Central é a resposta adequada dos docentes e responsáveis pelos serviços, mostrando uma preocupação com a qualidade da assistência prestada, respeitando o tempo que a lei preconiza”, finaliza Ana Paula.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP