\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Pesquisa conclui que Sistema informatizado melhora segurança do paciente

Pesquisa conclui que Sistema informatizado melhora segurança do paciente

Pesquisa na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP conclui que, para melhorar a segurança do paciente, o hospital deve possuir sistema informatizado de notificações voluntárias de incidentes, em vez de um sistema manuscrito.
A pesquisa, explica a farmacêutica e autora do trabalho, Helaine Carneiro Capucho, comparou um sistema manuscrito e um informatizado de notificações voluntárias de incidentes e queixas técnicas relacionadas à saúde, implantado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.  Em 2010, o hospital possuía 866 leitos ativos, mais de 6.000 funcionários, 36 salas cirúrgicas, 428 consultórios/salas de atendimento e mais de 3.000 pacientes diariamente.
Informatização aumenta notificações de incidentes e queixas técnicas em saúdeEntre 2001 e julho de 2010, o serviço de notificação encaminhava as ocorrências ao Serviço de Gerenciamento de Riscos do hospital. A partir de agosto de 2010, o processo foi absorvido pelo Sistema Informatizado de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente. Analisando os dados em dois períodos diferentes no ano de 2010, observou um total de 1089 notificações de incidentes e queixas técnicas em saúde, sendo 421 manuscritas e 668 informatizados. “Com isso, a taxa de notificação no sistema informatizado foi 62,3% maior que no manuscrito, indicando ser vantajoso implantar sistemas informatizados para se obter mais notificações”, afirma.
Ela garante que as notificações no sistema informatizado aumentaram, pois o método é visto pela equipe de saúde como livre de punição, por ser mais simples e mais seguro para o envio de informações, e também pela curiosidade, que levou a adesão do sistema. Apesar de ter detectado falhas nos dois sistemas, o informatizado se mostrou mais eficiente. “Quanto à classificação correta do incidente, 26,1% das notificações manuscritas não foram classificadas corretamente pelo notificador, enquanto que no sistema informatizado a classificação incorreta ocorreu apenas em 8,7% dos casos”.
Qualidade
Outro fator importante foi em relação à qualidade das notificações, avaliada quanto à legibilidade e presença de rasuras. Das notificações manuscritas 36,8% foram consideradas ilegíveis e 22,3% continham rasuras, o que prejudica a compreensão, análise dos problemas e tomada de ações para evitar recorrências.  “A notificação pelo sistema informatizado elimina qualquer possibilidade de falta de legibilidade e rasura”.
Helaine afirma que as notificações encaminhadas pelos dois sistemas podem ser utilizadas para identificação de incidentes, mas que o sistema informatizado se mostrou mais vantajoso devido ao aumento do número de notificações; realização das notificações nas 24 horas do dia, todos os dias, mesmo nos finais de semana e feriados; maior qualidade dos relatos; eliminação da ilegibilidade e rasuras; ampliação da participação dos diferentes profissionais; e a facilidade para realização de análises.
“O envio imediato e sem intermediários de relatos espontâneos pode ter gerado sensação de maior confiabilidade no processo, especialmente quanto à garantia de sigilo sobre a identificação do notificador, o que o estimulou a relatar” conclui a autora.
A tese “Sistemas manuscrito e informatizado de notificação voluntária de incidentes em saúde como base para a cultura de segurança do paciente” teve orientação da professora Silvia Helena De Bortoli Cassiani e foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, com defesa em julho de 2012.