\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ainda precisam de voluntários com depressão para estudo do efeito do óxido nitroso

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ainda precisam de voluntários com depressão para estudo do efeito do óxido nitroso

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ainda precisam de voluntários com depressão para estudo do efeito do óxido nitroso, anestésico conhecido como “gás do riso”.

Os interessados devem ter diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior, idade entre 18 e 65 anos, estar usando medicamento antidepressivo e, mesmo com o tratamento, apresentar os sintomas depressivos.

Não podem ter deficiência de vitamina B12; doença pulmonar obstrutiva crônica; dependência de álcool ou drogas ilícitas; esquizofrenia; transtorno bipolar; transtorno obsessivo compulsivo; ou outros transtornos psicóticos. Mulheres não podem estar grávidas ou amamentando.

Os voluntários passam por entrevista, além de oito sessões experimentais duas vezes por semana no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP com duração de três horas cada, ao longo de quatro semanas.

Os participantes vão usar o medicamento e também responder a escalas de avaliação de sintomas psiquiátricos. O estudo Efeitos da adição do óxido nitroso no tratamento do transtorno depressivo maior é de Mara Rocha Crisóstomo Guimarães, com orientação do professor João Paulo Machado de Sousa.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail: mrcrisostomo@usp.br

Mais informações: mrcrisostomo@usp.br

Referência: Portal de Informações USP Ribeirão Preto – Por: Giovanna Grepi