\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Pesquisadores da FMRP-USP avaliam impacto da adição de um cirurgião-dentista às equipes de terapia intensiva

Pesquisadores da FMRP-USP avaliam impacto da adição de um cirurgião-dentista às equipes de terapia intensiva

“É necessário ter um dentista na equipe de UTI? Foi para responder a essa pergunta que um grupo de pesquisadores da FMRP-USP organizou o primeiro ensaio clínico em nível mundial avaliando o impacto da adição de um cirurgião-dentista às já multiprofissionais equipes de terapia intensiva. Durante aproximadamente 2 anos e meio, os pacientes internados no CTI para adultos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Unidade Campus, foram alocados para receber cuidados padrão de higiene oral prestados pela equipe de enfermagem, ou esses mesmos cuidados acrescidos do tratamento odontológico provido diariamente por um dentista. Os resultados dessa pesquisa inédita indicam que o grupo tratado pelo dentista não só melhorou sua saúde bucal durante a internação, como também teve um risco significativamente menor de pneumonia e outras infecções respiratórias.

Essa pesquisa foi objeto do pós-doutorado da Dra. Wanessa T. Bellissimo-Rodrigues, cirurgiã-dentista, subvencionado pela FAPESP e FAEPA, e supervisionado pelos Professores Roberto Martinez, do Departamento de Clínica Médica, Anibal Basile-Filho, da Disciplina de Terapia Intensiva, e Fernando Bellissimo-Rodrigues, do Departamento de Medicina Social. Para saber mais detalhes siga os links abaixo, que conduzem aos artigos publicados sobre esse estudo.

Referência: Profª Drª Wanessa T. Bellissimo-Rodrigues (wanessatbr@gmail.com),  Prof. Dr. Fernando Bellissimo-Rodrigues (fbellissimo@usp.br)”

 Leia os artigos referentes à pesquisa:

Dental care in the ICU_IDJ 2018 (1)

Dentistry in the ICU