\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Complexo na Midia > Prefeito de Ribeirão Preto lança livro sobre vida e obra do pai, o ex-prefeito Antônio Duarte Nogueira Biografia reúne depoimentos de pessoas que conviveram com Nogueira (1937-1990), que esteve à frente da Prefeitura por duas vezes e era considerado um homem visionário.

Por G1 Ribeirão Preto e Franca

30/01/2019 15h19  Atualizado há 4 semanas

Jarbas Passarinho e o ex-prefeito de Ribeirão Preto (SP) Antônio Duarte Nogueira (1937-1990) — Foto: Arquivo Pessoal

O prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira (PSDB), lança nesta sexta-feira (1º) o livro que conta a vida e a obra do pai, o ex-prefeito Antônio Duarte Nogueira (1937-1990). A data foi escolhida porque há exatos 50 anos Nogueira assumia a Prefeitura de Ribeirão Preto para o primeiro dos dois mandatos.

Formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), Nogueira foi secretário municipal de Higiene e Saúde, membro conselheiro do Centro Médico e governou o município por duas vezes: primeiro, entre 1969 e 1973, e depois entre 1977 e 1983 – é o segundo prefeito que por mais tempo esteve à frente da cidade.

Considerado um gestor visionário e futurista, Nogueira criou a Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (Cohab-RP), a Centrais Telefônicas de Ribeirão Preto (Ceterp), a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp), a Empresa de Transportes Urbanos de (Transerp) e a Feira Agropecuária da Alta Mogiana (Feapam).

O ex-governador de São Paulo Abreu Sodré (1917-1999) e o ex-prefeito de Ribeirão Preto (SP) Antônio Duarte Nogueira (1937-1990) — Foto: Arquivo Pessoal

Nogueira também foi responsável pela implantação do sistema de trólebus, os ônibus elétricos, criou a Fundação Cultural de Ribeirão Preto, colocou em funcionamento dezenas de unidades de saúde e construiu milhares de moradias populares, sendo considerado um dos melhores prefeitos de Ribeirão, inclusive pelos adversários.

Todas essas histórias são contadas no livro “Duarte Nogueira: vida e obra de um líder”, escrito pelo atual prefeito de Ribeirão Preto, filho do homenageado. A obra reúne relatos de amigos, familiares, jornalistas e políticos que conviveram com o ex-prefeito. O prefácio é assinado pelo jornalista e comentarista político da Rede Globo Heraldo Pereira.

Os primeiros dez capítulos contam a trajetória do jovem, do estudante, do homem público, do pai de família, do esportista e místico Duarte Nogueira, até o momento da sua morte, aos 53 anos de idade. Na segunda parte estão reunidos 26 depoimentos de pessoas que conviveram com o ex-prefeito de Ribeirão.

Serviço – lançamento do livro “Duarte Nogueira: vida e obra de um líder”

• Data e horário: sexta-feira (1º), às 19h30
  • Local: Livraria Travessa – Ribeirão Shopping – Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, n.º 1.540, Jardim Califórnia, Ribeirão Preto

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) — Foto: Adriano Oliveira/G1/Arquivo