\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Prematuridade é tema do “Saúde sem Complicações”

Prematuridade é tema do “Saúde sem Complicações”

Saúde sem Complicações abordou o tema prematuridade com Walusa Assad Gonçalves Ferri, professora no Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). O trabalho da professora tem ênfase em saúde materno-infantil; experiência clínica e didática com transporte, reanimação e ventilação neonatal; e pesquisa nas áreas de neonatologia, ventilação mecânica neonatal e doenças pulmonares neonatais.

Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes do término esperado da gestação humana. Segundo a professora, são vários os fatores que podem levar à prematuridade mas ela destaca que no Brasil, onde uma em cada 10 crianças nascem prematuras, os principais motivos são a hipertensão materna gestacional e infecção de trato urinário.

O programa da Rádio USP é produzido por Maju Petroni e Mel Vieira e apresentado por Mel Vieira, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana, e coordenação de Rosemeire Talamone.

Toda a população está convidada a participar do Saúde sem Complicações, tirando dúvidas sobre saúde ou encaminhando sugestões de assuntos para novas discussões pelo e-mail imprensa.rp@usp.br. Acompanhe pela Rádio USP de Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e na Rádio USP SP em 93,7 Mhz, toda terça-feira às 13 horas. Também nas duas emissoras, reprise aos domingos a partir das 17 horas.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Maju Petroni