Professor Helio Lourenço ( FMRP-USP) é homenageado em livro

Obra traz cartas e documentos escritos pelo professor, protagonista de uma época de profundas mudanças na Universidade e no País

No dia 4 de agosto, às 14 horas, tem o lançamento do livro Helio Lourenço Vida e Legado em comemoração ao centenário de nascimento do professor e 65 anos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Como autor, seu filho e professor, Ricardo Brandt de Oliveira da FMRP, e a jornalista Regina Prado.

O livro reúne as histórias, cartas e documentos do professor que foi cassado pelo Ato Institucional Número 5 (AI-5). O decreto do Governo Militar Brasileiro, redigido pelo Ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva, em 1968, durante a presidência de Artur da Costa e Silva.

Dias depois do AI-5, as entradas para a cidade universitária Armando Salles Oliveira da USP, Zona Oeste de São Paulo, foram bloqueadas pelas forças policiais e militares. Essas forças invadiram o Conjunto Residencial da USP (CRUSP), alojamento estudantil, de onde expulsaram 1500 moradores.

Diante da situação, o professor Helio Lourenço, reitor da Universidade na época, reuniu imediatamente conselheiros para elaborar documento em protesto contra a operação surpresa, mas não foi atendido, o que o levou a considerar o lugar sitiado. Em 1969, foi cassado e iniciou trabalho, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unesco, no Oriente Médio e África por dois anos. Em 1980, com a abertura política no Brasil, voltou para Universidade.

Hélio nasceu em Porto Ferreira, cerca de 230 km da capital de São Paulo e graduou-se em Medicina, Ciências Sociais e Filosofia. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Departamento de Clínica Médica da FMRP. Liderou a reforma universitária na USP em 1968 e, em sua homenagem, o documento foi chamado de Estatuto Helio Lourenço.

Uma das muitas curiosidades sobre a vida do professor, que se confunde com a história da Universidade e do próprio País, as curiosidades contadas no livro está a postura do professor. Com intensa rotina administrativa e inúmeros convites para eventos como inaugurações, posses e solenidades, tomou a decisão de não aceitar convites externos à Universidade. Dessa maneira, não participou de jantar oferecido à rainha Elisabeth da Inglaterra, mas foi ao velório do professor Jorge Americano, professor da Faculdade de Direito (FD) da USP.

O lançamento será no Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP, Campus da USP de Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Giovanna Grepi