Unidades neonatais do HC Criança recebem nomes de pioneiros da pediatria do HC

As Unidades Neonatais do recém inaugurado HC Criança (Unidade de ,  agora, carregam os nomes de dois pioneiros da pediatria, professor Salim Moysés Jorge e professor Arthur Lopes Gonçalves. Os docentes foram homenageados no último dia 13 de dezembro.

Os professores Arthur Lopes Gonçalves e Salim Moysés Jorge, foram os pioneiros na criação da terapia intensiva neonatal no HCFMRP, unidades que foram fundamentais na modificação do atendimento a neonatos em todo estado de São Paulo e também no Brasil.

As unidades de neonatologia do HCFMRP-USP foram e são as únicas referências para recém-nascidos de alto risco da região que compõe a Divisão Regional de Saúde XIII, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Os serviços prestados nessas unidades possuem reconhecida qualidade técnica e profissional.

Os professores também foram responsáveis pela formação de mais de 4000 médicos residentes e estagiários no decorrer da carreira, ensinando-lhes não apenas medicina com elevado grau de capacitação profissional, mas prudência, dedicação, ética e amor ao próximo. Atualmente, esse treinamento profissional é procurado por muitos médicos de várias regiões do país.

O professor Salim dedicou toda sua vida profissional à Faculdade de Medicina e ao HCFMRP-USP. Formou-se em 1967, fez residência de 1968 a 1969, mestrado obtido em 1973 e doutorado em 1975. Obteve o título de livre docente em 1984, após pós-doutorado na University of Glasgow. Começou a trabalhar como auxiliar de ensino na FMRP-USP, Departamento de Puericultura e Pediatria, no ano de 1970, galgando por todos os níveis até atingir, em1990, o cargo de Professor Titular, sempre em regime de dedicação exclusiva.

O professor Arthur é formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no ano de 1967, com residência médica no HCFMRPUSP de 1968 a 1969. Mestrado obtido em 1973 e doutorado 1975. Fez Pós-Doutorado na University of Bristol no período de 1979 -1980 e em 1983 obteve o título de Livre-docência.

Publicou 77 artigos completos em periódicos, 11 capítulos de livros, 6 trabalhos completos, 40 resumos e 2 artigos publicados em anais de congressos e outras 12 produções bibliográficas. Orientou 20 alunos de pós-graduação (12 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado).

No evento também foram homenageados os professores Francisco Martinez e Maria Célia Ferlin, que estão se aposentando. Ambos também dedicaram suas vidas profissionais à Faculdade de Medicina e ao HCFMRP – USP, sempre em regime de dedicação exclusiva.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP