\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Profissionais iniciam coleta de amostras para mapear coronavírus em Ribeirão Preto

Profissionais iniciam coleta de amostras para mapear coronavírus em Ribeirão Preto

Profissionais da saúde estão percorrendo todas as regiões da cidade e realizando testagem para a covid-19

A partir desta sexta-feira (1°), profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP), com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde começam a mapear a presença do novo coronavírus (covid-19) nas regiões cidade.

Ao todo, 728 casas foram selecionadas e os profissionais pretendem colher amostras – sangue e mucosa nasal – de um morador. O trabalho vai durar até domingo (3) e é importante que a população participe.

O estudo, chamado de inquérito epidemiológico, tem o objetivo de mapear a infecção atual e pregressa do novo coronavírus na população de Ribeirão Preto. São levados em consideração sexo, idade e local de residência. O levantamento é pioneiro no Brasil.

Segundo o superintendente do HC-RP, Benedito Maciel, os profissionais que realização a pesquisa estão identificados com crachá, jaleco colorido e com veículo que transportará as pessoas para os exames.

“Estimar a prevalência […] em determinada população é fundamental não apenas para avaliar a efetividades das medidas de distanciamento social, mas principalmente para nortear a reabertura gradativa e segura das atividades comerciais, indústria, educativas e de lazer”, informam os pesquisadores.

Todo o processo será repetido depois de 4 semanas, com os mesmos participantes. Os resultados serão disponibilizados aos participantes do estudo por acesso digital à plataforma do HC-RP. Já os dados globais, serão divulgados pelos órgãos de vigilância epidemiológica, sem divulgação da identidade dos participantes.

Referência: Da reportagem | ACidadeON/Ribeirao