\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Projeto incentiva formação de pesquisadores em áreas estratégicas para o estudo de doenças inflamatórias

Projeto incentiva formação de pesquisadores em áreas estratégicas para o estudo de doenças inflamatórias

Financiada pela Capes e realizada pelo CRID, iniciativa cria disciplinas de pós-graduação nas áreas de imunometabolismo e imagiologia intravital.

Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) teve nesta semana um projeto aprovado no Programa Escola de Altos Estudos, uma iniciativa promovida pela Capes para estimular a interação de programas de pós-graduação brasileiros com professores e pesquisadores internacionalmente reconhecidos. 
 
Sob o título Escola de Altos Estudos em Novas Fronteiras do Conhecimento em Doenças Inflamatórias, o projeto colabora no estudo da fisiopatologia de doenças inflamatórias para a identificação de novos alvos terapêuticos. Serão criadas duas disciplinas nas áreas de imunometabolismo e imagiologia intravital nos Programas de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada e de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
 
Ambas as áreas se mostraram estratégicas para a compreensão das doenças inflamatórias. O imunometabolismo, por exemplo, é responsável por revelar os papéis das células imunes no equilíbrio do organismo e o impacto das vias metabólicas na função desse tipo de célula. Já a imagiologia intravital permite o estudo dos processos dinâmicos que ocorrem simultaneamente em um animal vivo durante o desenvolvimento dessas doenças e requer cada vez mais cientistas treinados e qualificados.
 
A aplicação das disciplinas será feita por pesquisadores do CRID ligados às ciências básica e clínica, além de professores visitantes internacionais ligados à Universidade de Bonn, à Universidade Johannes Gutenberg de Mainz e à Medical School Hannover, na Alemanha, e à Universidade de Griffith, na Austrália. 
 
Além de promover a formação de recursos humanos nas áreas de imunometabolismo e imagiologia intravital, a Escola de Altos Estudos em Novas Fronteiras do Conhecimento em Doenças Inflamatórias vai contribuir para a internacionalização dos programas de pós-graduação e o estabelecimento de cooperações internacionais e intercâmbios para os pós-graduandos. O impacto das publicações científicas produzidas por esses programas também terá um reflexo positivo com a iniciativa.
 
Sobre o CRID
O Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) localizado no campus da USP Ribeirão Preto. Mais informações: http://crid.fmrp.usp.br.
 
Referência: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – Por: Thais Cardoso – Imagem: Pixabay