\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Projeto vai modernizar sistemas digitais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Projeto vai modernizar sistemas digitais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Serão incorporados recursos tecnológicos que incluem inteligência artificial e big data.

Até 2023, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão (FMRP) da USP passará por uma revolução tecnológica que vai impactar no trabalho de seus funcionários e no atendimento de seus pacientes.

O novo programa, inédito no país, recebeu o nome de IRIS e está sendo desenvolvido especialmente para as necessidades atuais e para o futuro. Haverá novas formas de interação entre usuário e sistema. Os computadores, por exemplo, poderão fazer o reconhecimento de gestos em salas de cirurgia, reconhecimento de voz, uso de aparelhos móveis para agendamento de consultas e checagem de exames, realidade aumentada para apoiar a análise de exames de imagens, internet das coisas integrando equipamentos e dispositivos médicos e blockchain para garantir a rastreabilidade e segurança de todas as transações.

O Hospital das Clínicas, em parceria com a FAEPA e a empresa T-Systems, elaborou, com base na lei de inovação tecnológica, um projeto para desenvolvimento de um sistema de informações compatível com a complexidade de suas operações que poderá, posteriormente, ser disponibilizado ao mercado, gerando recursos, através de royalties, para o hospital. O professor Benedito Carlos Maciel, da FMRP e superintendente do HC, explicou como vai ser essa transformação.

Ouça a entrevista do Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel:

Referência: Jornal da USP