\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Psicóloga fala aos funcionários do Hemocentro sobre resiliência no trabalho

Psicóloga fala aos funcionários do Hemocentro sobre resiliência no trabalho

É a capacidade humana para enfrentar, vencer e sair fortalecido ou transformado por experiência de adversidade
A professora e psicóloga Helga Hinkenickel Reinhold falou aos colaboradores do Hemocentro sobre “Resiliência no Trabalho”. Um termo emprestado da física que ganhou espaço nas áreas de administração e recursos humanos das empresas. Para ela, “a resiliência nos ajuda a transformar um sofrimento, uma deficiência ou crise em possibilidade de crescimento”.
Mas o que é resiliência? “É a capacidade humana para enfrentar, vencer e sair fortalecido ou transformado por experiência de adversidade”, explica a professora. Para ela, a vida corporativa moderna pede que os colaborares e a empresas sejam resilientes. No caso das companhias, são aquelas que sofrem uma crise, mas que saem dela com mais experiência e forte.
É importante termos noção de resiliência nos negócios hoje. “O novo é a maneira de dotar as organizações de resiliência – o que significa injetar confiabilidade, segurança e proteção em organizações, principalmente aquelas que são dispersas e descentralizadas, para que elas possam se proteger de algum tipo de distúrbio seja um desastre natural, uma mudança econômica hostil, estratégias competitivas dos concorrentes ou ciberespionagem”, afirma o professor Idalberto Chiavenato, especialista em administração de empresas.
Mas resiliência não é sinônimo de adaptação, no sentido de conformismo, é preciso adaptar-se encarando a realidade, porém agindo de modo a tentar tirar proveito da situação, aprendendo com ela. O indivíduo, ao invés de se paralisar perante a situação estressante, consegue superar e se transformar internamente, a própria adversidade conduz o indivíduo a situações criativas, é a crise gerando oportunidades.